Faleceu hoje o Engenheiro de Minas e Metalurgista José Mendo Mizael de Souza, um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e liderança internacional reconhecida no setor mineral.
O diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido, enalteceu o conhecimento, a vasta experiência profissional e a liderança exercida por José Mendo, “fundamentais para o desenvolvimento da indústria minerária no Brasil. A Mineração Brasileira deve honras à memória de José Mendo, um lutador e apaixonado pelo setor, orientador de várias gerações de profissionais que atuaram e ainda atuam nesta indústria. Hoje é um dia para nos despedirmos de um ícone da Mineração Brasileira e celebrarmos sua vida, seu companheirismo, seus anos dedicados ao setor”, disse.
José Mendo formou-se pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EUFMG) em 1961. Foi coordenador da comissão organizadora do IBRAM, desde sua criação, em 10 de dezembro de 1976. Atuou de 1976 a 2006 como Diretor, Secretário Executivo e Vice-Presidente Executivo da Entidade.
Foi eleito com um dos “100 Engenheiros do Século” pela Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EUFMG), juntamente com a Sociedade Mineira dos Engenheiros entre todos aqueles que formaram na EEUFMG nos primeiros cem anos (1911 a 2011) de existência da referida Escola.
Figuram em seu extenso currículo diversas funções importantes e de destaque tanto estadual quanto nacional. Desempenhou funções no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social-CDES, de 2003 a 2007; foi Diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), responsável pelas áreas de Mineração, Metalurgia e Indústria; foi Diretor da Indústria de Calcinação Ltda (ICAL); foi Superintendente de Desenvolvimento da S.A Mineração da Trindade, empresa à época pertencente ao Grupo Belgo Mineira (hoje Arcelor Mittal); foi Membro Titular do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Fonte: Portal da Mineração