Produtora canadense de metais preciosos, a Yamana Gold, que possui uma mina em Jacobina, no interior da Bahia, também tem como um dos seus princípios institucionais agir de forma sustentável. E isso reflete diretamente em todos os projetos e ações que, dia após dia, transformam realidades, seja da empresa, dos colaboradores ou da comunidade.
“Acreditamos que é nosso dever construir legados econômicos, sociais e ambientais, e mitigar nossos impactos em todas as operações. Para que isso ocorra, adotamos uma política de gestão ambiental que segue todos os padrões internacionais”, explica o gerente-geral da JMC, Edvaldo Amaral.
Dentro da política de gestão ambiental destacam-se iniciativas como os controles que identificam potenciais riscos nas atividades do empreendimento, monitoramento da fauna para a preservação das espécies, uma brigada de emergência altamente qualificada e com equipamentos de ponta para promover a proteção ambiental e segurança nas operações, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, que visa promover a reabilitação ambiental e ecológica das áreas interferidas, além da política de gestão de resíduos visando atingir a meta “Resíduo Zero”.
“Em outras frentes, por meio do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, promovemos ações junto à comunidade”, revela Amaral. Cerca de 48 mil pessoas foram beneficiadas nas 130 ações realizadas no último ano.
Por Jornal Correio*
Fonte: CBPM