A McEwen Mining está em negociações para vender uma participação em um projeto de cobre na Argentina, já que a produtora de ouro e prata busca aproveitar os preços crescentes do metal.
A companhia, sob o comando de Rob McEwen, veterano canadense do mercado de ouro, conversa com outra mineradora como parte de uma proposta para vender parte do projeto de cobre de forma privada com uma abertura de capital posterior em 12 meses, disse McEwen.
“O mercado parece preferir um ‘pure play’ de cobre em vez de um grande projeto de cobre em uma empresa menor de metais preciosos”, disse em entrevista na terça-feira. “Com o aumento dos preços do cobre, há mais interesse.”
McEwen, de 71 anos, descreveu Los Azules, na província de San Juan e perto da fronteira com o Chile, como “um dos maiores projetos de cobre sem desenvolver do mundo que não pertence a uma grande mineradora”, com potencial de produção anual de mais de 200 mil toneladas e avaliação superior a US$ 5 bilhões, com base nos preços atuais do cobre.
O executivo espera ter uma decisão sobre a estratégia do projeto no próximo mês, acrescentando que o futuro parceiro tem capacidade para levá-lo à produção.
A Argentina, onde políticas intervencionistas restringiram a mineração, agora “parece um pouco mais favorável”, já que as autoridades buscam diversificar além da agricultura, e políticos do Chile Peru miram uma fatia maior dos lucros das mineradoras.
Fonte: Bloomberg