Ao contrário do que o imaginário popular diz, ocorrem sim tremores de terra no Brasil e com bastante frequência. O tema, capaz de gerar muitas dúvidas e também muita curiosidade, será debatido em uma mesa redonda promovida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), reunindo autoridades sobre o assunto, como os pesquisadores Marcelo Assumpção (USP), Marcos Ferreira (SGB-CPRM) e Aderson Farias Nascimento (UFRN), entre outros debatedores convidados. O evento online e gratuito ocorre na próxima quinta-feira, dia 19/11, às 15h, no Canal da CPRM no Youtube.
O objetivo é evidenciar os resultados do monitoramento sísmico realizado pela Rede Sismográfica Brasileira, bem como avaliar os impactos dos eventos no país, além de relembrar um dos terremotos de maior magnitude e repercussão no Brasil ocorrido há 40 anos no Ceará, conhecido como tremor de Pacajus.
O debate também vai apresentar os diversos benefícios que a Rede Sismográfica oferece ao país, que vai além do monitoramento de terremotos, indicando localização, magnitude e intensidade dos tremores, com muitos outros usos importantes, como geração de mapas de risco sísmico, monitoramento de explosões e até de queda de meteoritos.
Por Assessoria de Comunicação