João Carvalho de Miranda, presidente executivo do grupo Votorantim desde 2014, é um dos líderes empresariais escolhidos pelo Council of the Americas (COA), que realizará, amanhã, um simpósio e o evento de premiação, em Miami (EUA). Miranda vai receber o título de Presidente-Executivo do Ano de 2019 da 25 edição da BRAVO Business Awards.
Segundo informações do COA, a premiação reconhece o “excelente desempenho na liderança dos investimentos da empresa e pela realização da transformação significativa do maior conglomerado industrial diversificado do Brasil, apesar das condições difíceis do mercado local”.
Destaca que, à parte a redução da dívida, Miranda diversificou o portfólio de ativos da Votorantim em uma variedade de áreas, incluindo geração eólica de energia, para fechar 2018 com receita líquida consolidada de R$ 31,9 bilhões e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (ebitda) ajustado consolidado de R$ 6,9 bilhões.
O executivo — economista pela PUC-Rio, mestrado em Administração de Empresas, com foco em Finanças pelo COPPEAD – UFRJ e estudos na Wharton School of the University of Pennsylvania — entrou na Votorantim como diretor-financeiro e de RI em 2009. Antes, fez carreira no Citibank — no Brasil e Chile, país em que foi presidente do banco.
Eventos importante que conduziu na Votorantim em 2018 e 2019 foram a conclusão da venda do negócio de aço longo no Brasil para a ArcelorMittal e da fabricante de celulose Fibria para o grupo Suzano. Além disso, consolidou o negócio de energia eólica e ampliou a plataforma energética no portfólio com a aquisição da Cesp, contando com a parceria do fundo canadense CPIBB em ambas as iniciativas.
O COA informa que a premiação será precedida por um simpósio de dia inteiro, que terá temas e painéis informativos sobre o passado, presente e futuro do hemisfério, onde líderes vão compartilhar seus pensamentos sobre questões críticas que estão afetando as organizações.
Além de Miranda, serão premiados Carlos Vives, artista ganhador de diversos Prêmios Grammy e fundador do projeto Tras la Perla, como líder em Impacto Social, com ações em seu país, a Colômbia, e outros no mundo; Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo seu trabalho à frente do banco; Cristina Junqueira, David Vélez e Edwuard Wible, co-fundadores do Nubank, com o Prêmio de Empreendedores Visionários do Ano, pela revolução do sistema bancário no Brasil; Cládio Muruzabal, presidente da SAP América Latina e Caribe; Susan Balbo, fundadora da Susana Balbo Wines; entre outros líderes das Américas.
O COA — Conselho das Américas —, segundo informa, é a principal organização internacional de negócios, cujos membros partilham o compromisso comum com o desenvolvimento econômico e social, os mercados abertos, o estado de direito e a democracia em todo o Hemisfério Ocidental.
Fonte: Valor Econômico