Entre as estratégias da Jaguar em 2020 está a otimização de processos atrelado aos valores vivenciados no dia a dia. A estabilização de um processo operacional complexo como o de uma mineradora, requer ampla interação de todas as áreas da empresa. Todos, sem exceção, Jaguar e parceiros, têm parcela importante no resultado final. Por isso a empresa trabalha pela continua construção e desenvolvimento de um time diverso e inclusivo, que, com seus vários pontos de vista, seja capaz de gerar soluções inteligentes e inovadoras para desafios, que são muitos.
Exemplo disso é que, no último mês, duas melhorias simples e eficazes, sugeridas por empregados, foram implementadas na unidade MTL, em Conceição do Pará. A primeira foi a transferência da afiação de BITs para a superfície. Essa mudança possibilitou unificar o setor com o controle de lanternas, possibilitando maior controle de ferramentas e redução da necessidade de aquisição de novas ferramentas de perfuração. “Com esse novo formato garantimos que todos os operadores iniciaram seu turno com a ferramenta devidamente afiada, além de permitir melhor controle e análise da produtividade individual”, destaca Pierry Pábulo, um dos responsáveis pelo setor.
A segunda melhoria se deu com a criação de uma ferramenta pelo empregado Marcos Castilho, específica para abrir as embalagens de explosivos a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Se antes o estilete ou canivete eram utilizados e geravam risco de corte, o novo método é 100% seguro. O bastão que vem junto ao cordel de detonação passou a ser “apontado” como se fosse um lápis e, posteriormente, recebe uma pequena proteção de plástico. Desta forma é possível utilizá-lo para abrir as embalagens e fazer a escorva dos encartuchados sem o risco de ocorrer um acidente de trabalho.
A Jaguar apoia iniciativas e busca implantar projetos inovadores de engenharia nas unidades operacionais, visando garantir a continuidade das operações e prosperidade no longo prazo. Para garantir o futuro é necessário atuar com afinco e dedicação no presente.
Fonte: Assessoria de Comunicação