Por Valdemar Medeiros | Fonte: Click Petróleo e Gás
A Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat) passou recentemente por uma reformulação da sua estrutura com o objetivo de trazer mais investimentos ao órgão, e recentemente anunciou que quer reestabelecer a indústria de mineração do estado. Para economizar recursos, a empresa de mineração fez uma redução dos gastos com pessoal na ordem de R$ 800 mil ao mês, somando mais de R$ 10 milhões de economia ao ano.
Presidente do Metamat participa de reunião com empresários chineses para discutir investimentos futuros
“A reunião foi excelente com os empresários e grandes investimentos para a indústria de mineração estão a caminho”, disse Juliano. A Companhia também prepara uma Cooperação com a Agência Nacional de Mineração (ANM), por meio do qual irá auxiliar o órgão federal, que hoje não detém estrutura adequada para acompanhar a crescente demanda por requerimentos minerários.
A Metamat receberá por meio do convênio autorização do ministério de Minas e Energia para fiscalizar e analisar os requerimentos do estado.
Mineração no Brasil: o panorama do setor na economia brasileira
Ao falar nas atividades econômicas do Brasil, é impossível não citar o crescimento da mineração como um componente essencial. Em 10 anos, o desenvolvimento da extração mineral foi de 550% no país.
De 2014 a 2018, o investimento na área foi de cerca de 48 bilhões de euros, com potencial de expansão. Com mais de 3.000 minas espalhadas pelo território nacional, o Brasil é um dos cinco maiores produtores minerais do mundo. A mineração no Brasil se confunde com a própria história do país.
Alguns séculos após o início da colonização, a atividade mineral começou a acontecer. Foi no século XVIII em que a mineração no Brasil Colônia teve início — principalmente, em Minas Gerais.