O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) decidiu estender para mais um dia as Rodadas de Negócios entre mineradoras e fornecedores e prestadores de serviços durante o e-mineração: Evento Virtual de Negócios. Além dos dias 15 e 16 de julho, as rodadas também acontecerão no dia 17 de julho. Acesse o site para informações adicionais – www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao
Já são 20 mineradoras confirmadas para as Rodadas de Negócios:
AngloGold Ashanti, Anglo American, ArcelorMittal, CBMM, CMOC, Fides Mining, Gerdau, Green Metals, Grupo J. Mendes Mineração (Ferro+), Jaguar Mining, Kinross, MDC, Mineração Taboca, Mineração Usiminas, Mosaic Fertilizantes, Nexa, Samarco, Sul Americana de Metais, Tupã de Ferro Mineradora e Vale.
Movimentação para o e-mineração (até 13/7):
Acessos/visualizações na página de inscrições do site: 5.254
Pessoas inscritas: 661 pessoas
Inscrições: 4.412 inscrições
Inscritos na Rodada de Negócios – MINERADORAS: 20 mineradoras.
Inscritos na Rodada de Negócios – FORNECEDORES: 485 fornecedores
As rodadas de negócio acontecerão em três dias: 15, 16 e 17 de julho
Abertura oficial terá participação do MME
O secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal de Oliveira, está confirmado na live de abertura oficial do evento, no dia 15/7, às 9h. Além dele, participarão o presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer, e o diretor-presidente do Instituto, Flávio Penido. Eles falarão sobre o tema ‘Panorama do Setor Mineral Brasileiro‘.
Em seguida, o diretor-presidente da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (organização conveniada ao MCTI e ao MEC), Jorge Almeida Guimarães, e os dirigentes do IBRAM participarão da solenidade virtual de assinatura do Acordo de Cooperação entre as duas entidades.
Outras lives nos dias 15 e 16 terão a participação, entre outros, de representantes da Secretaria Especial, Programa de Parceria de Investimentos (SPPI) – Frederico Munia Machado, Martha Seillier; do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM); do Serviço Geológico do Brasil (CPRM); – Marta Bergman, Leandro Guedes Bertossi; bem como da Agência Nacional de Mineração (ANM) – Luiz Paniago, Eduardo Leão e Débora Toci.
O encerramento do evento terá a participação virtual do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Oportunidade de muitos negócios para pequenas e médias empresas
“As mineradoras têm milhares de fornecedores cadastrados. O e-mineração será a oportunidade de mais pequenos e médios empresários se apresentarem e também exibirem seus produtos e serviços às indústrias de mineração. Consideramos que, neste momento de pandemia, o e-mineração vai gerar expectativas muito positivas para a geração de novos negócios e de empregos”, diz Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM.
O presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer, diz que esta será mais uma ação articulada pelo setor mineral em prol da sociedade neste período de pandemia. “A mineração é uma atividade considerada essencial e as empresas do setor querem ampliar suas compras junto às empresas brasileiras, em especial, as pequenas e médias. Este evento virtual é uma das medidas para priorizar o consumo interno, como forma de incentivar a reação da economia do país e valorizar o produto nacional. Esperamos com esta iniciativa colaborarmos para movimentar a economia e levar mais uma mensagem de esperança de que vamos, juntos, superar este momento”.
Mais ações da indústria da mineração para enfrentar a pandemia
Na fase inicial da pandemia, mineradoras utilizaram seus contatos e estrutura, inclusive no exterior, para comprar de outros países equipamentos que se mostraram essenciais nas ações de prevenção e combate ao coronavírus, bem como para proteger profissionais de saúde e tratar os doentes, como respiradores, máscaras de proteção, entre outros.
Para viabilizar o e-mineração as mineradoras mais uma vez vão se valer de sua estrutura e abrir acesso às suas áreas de compras de produtos e serviços para novos fornecedores, pequenas e médias empresas, preferencialmente.
O setor mineral também articula uma ação em parceria com municípios mineradores para levar orientações à população sobre como planejar e praticar novos hábitos para a retomada das atividades produtivas, que acontecem paulatinamente.
O IBRAM atualizou o valor das doações que a indústria da mineração encaminhou às comunidades para apoiar ações de prevenção e combate ao covid-19, de modo a reduzir os riscos de contágio da população pelo novo coronavírus, bem como para proporcionar melhores condições a o tratamento dos acometidos pelo vírus: cerca de R$ 900 milhões, afora outras iniciativas não monetizadas, como o trabalho voluntário dos empregados de várias mineradoras.
Setor em transformação
Desde o ano passado, a gestão do IBRAM está focada em promover uma transformação na indústria mineral brasileira, reforçando os valores que estejam relacionados à sustentabilidade, que envolvem desde o cuidado com o meio ambiente até o relacionamento respeitoso e próximo às pessoas, envolvente ao ponto de gerar ainda mais benefícios e reflexos positivos na vida de todos, inclusive na dos cidadãos que, porventura, não convivam intimamente com as empresas do setor. Conheça os compromissos do setor mineral reunidos na Carta Compromisso do IBRAM perante a Sociedade.
Nesta pandemia, o Instituto tem orientado as empresas associadas a tomarem todas as providências estabelecidas pelas autoridades públicas, em especial as de Saúde, do Brasil e também reconhecidas internacionalmente, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), com a finalidade de aumentar a proteção à saúde de seus empregados, terceirizados e demais pessoas com as quais essas mineradoras mantêm contato diário. Isso tem sido feito rigidamente no ambiente de trabalho das mineradoras associadas ao IBRAM, que colocaram boa parte de seu pessoal em home office e adotaram medidas internas para evitar aglomeração e manter os empregados cruciais à manutenção da produção de minérios, bem como à segurança operacional, sempre protegidos de qualquer eventual contaminação, condição essencial para a manutenção das atividades essenciais de mineração.
Apoio Institucional do e-mineração
As seguintes organizações são apoiadoras do e-mineração:
– Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (SINDIMAQ);
– Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM);
– Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB);
– Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas);
– Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG);
– Agência Nacional de Mineração (ANM);
– Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM);
– Centro de Tecnologia Mineral (CETEM);
– Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii);
– Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral);
– Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra);
– Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos e Magnesita no Estado da Bahia (Sindimiba);
– Serviço Geológico do Brasil (CPRM);
Apoio de Mídia
Veículos da mídia especializada figuram como apoiadores editoriais: Brasil Mineral, Brasil Mining Site, Eae Máquinas(Eae Agrícola), In The Mine, Minérios & Minerales, Notícias de Mineração Brasil, Portal Conexão Mineral, Revista Mercado Comum, e Portal Conexão Mineral.
Serviço
e-mineração: Evento Virtual de Negócios
Site: www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao
Datas: 15 e 16 de julho
Organização e Promoção: Panda Inteligência em Eventos
Realização: IBRAM
Por Portal da Mineração