Jovens de Catalão e Ouvidor, no sudeste goiano, que pretendem iniciar uma carreira promissora a partir de 2020 têm até esta sexta-feira (8) para se inscrever no processo seletivo do curso de Assistente de Produção e Processos Industriais do Formare.
A turma de 2020 será a terceira do programa de capacitação profissional que a CMOC disponibiliza gratuitamente para jovens das duas cidades, numa parceria com a Fundação Iochpe.
O índice de empregabilidade dos formados na turma de 2018 chega a 50%. Como aconteceu com Mário Lustosa, de 18 anos, morador de Catalão, e que hoje é Jovem Aprendiz no setor de Manutenção da Copebras. Segundo ele, a participação no Formare mudou suas perspectivas para o futuro. “O programa foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Me fez querer mais do futuro, a acreditar no meu potencial, estabelecer metas e objetivos de vida”.
A busca por conhecimento é algo que o jovem passou a priorizar, por isso, atualmente, cursa Engenharia Mecânica. “Busco me aprimorar cada vez mais, estudo e me dedico para ter uma melhor colocação no mercado de trabalho. Agora sei do que sou capaz, graças aos educadores voluntários que o Formare me possibilitou conhecer”.
Mário deixa um recado para os formandos da turma de 2019 e para aqueles que pretendem participar da iniciativa no próximo ano. “Aproveitem cada minuto dessa experiência incrível e façam o melhor que puderem. Sempre busquem motivação para continuar. Essa é uma oportunidade sensacional e que fará toda a diferença na vida de vocês”.
A expectativa de quem está se formando este ano pode ser reproduzida nas falas de Ruthe Machado, 20 anos, moradora de Ouvidor. Ela divide o seu tempo entre as aulas do Formare e do curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Físico-químicas, no Senai. Apesar do dia corrido, ela faz planos para os próximos anos: iniciar o técnico em Qualidade e ingressar na faculdade. Apesar da pouca idade, Ruthe já projeta a sua área de especialização, mestrado ou doutorado em Engenharia de Processos e Qualidade.
A jovem destaca a importância da atuação dos educadores voluntários – todos empregados da CMOC – para o sucesso do programa. “É uma oportunidade única de absorver conhecimentos dessas pessoas incríveis, cheias de bagagem, com energia e vontade de ajudar os alunos”.
Além do conhecimento técnico, o Fomare proporcionou outras vantagens à estudante. “Superei a timidez, percebi como é importante ter uma boa convivência com os parceiros profissionais e a respeitar as diferenças. O curso também me ajudou a ser mais criativa e a confiar no meu potencial, além de me ensinar a postura adequada para o mercado de trabalho”.
Inscrições Formare
Período: até 8 de novembro
Horário: das 8 horas às 17 horas
Local: Sede da Talent Soluções em Recurso Humanos
Endereço: Rua Americano do Brasil, 219, sala 8 – Centro – Catalão (GO)
Podem se inscrever alunos, de 17 a 20 anos, cursando o terceiro ano ou recém-formados no Ensino Médio. Mais informações sobre inscrição e documentação necessária podem ser obtidas no site da CMOC (http://cmocbrasil.com/br)
Sobre o Formare
Idealizado pela Fundação Iochpe que, a partir de parcerias com empresas como a CMOC em Catalão e Ouvidor, oferece cursos de educação profissional a jovens a partir em situação de vulnerabilidade social. O programa está presente em 47 cidades do país, 13 estados, e já beneficiou quase 20 mil alunos. Conta com 4.700 educadores voluntários dentro das 46 empresas parceiras. Os cursos proporcionam uma oportunidade de formação inicial para o mercado do trabalho. Os jovens qualificados recebem certificado reconhecido pelo MEC, emitido pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Sobre a CMOC
A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4,6 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país.
Fonte: FSB Comunicação