A tecnologia a favor da inovação e segurança na mineração
Deu-se início em novembro através da Vale, a fase de testes para a implantação de dois caminhões fora de estrada na mina de Carajás para serviços de mineração. A inovação vem aliada a ações de desenvolvimento e capacitação dos profissionais de mineração na região. Nas operações autônomas, os caminhões são controlados por sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial e monitores por operadores em salas de comando a quilômetros de distância das operações onde os caminhões estão, o que traz ainda mais segurança para as atividades.
Caminhões da Vale possuem sensores de risco, para a segurança na mineração e dos trabalhadores
Ao detectar supostos riscos, os caminhões paralisam totalmente as suas atividades de mineração ou afins, até que o caminho seja liberado. Os sensores do sistema de segurança são capazes de detectar, tanto objetos de maior porte, como grandes rochas e outros caminhões na sua via, bem como seres humanos que estejam na sua rota.
Diretor do Corredor Norte da Vale afirma: ‘os caminhões autônomos trazem muitos ganhos’
“É mais um avanço que traz ganhos sociais, ambientais e econômicos, reduz a exposição dos empregados a riscos, aumenta a competitividade, reduz a emissão de gases poluentes e ainda impulsiona uma capacitação e evolução das competências profissionais, acompanhando uma tendência natural e vivenciada hoje no mercado em todo o mundo.” Disse Antônio Padovezi.
Veja vídeo do caminhão autonômo em outra mina da Vale.