O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Corumbá, acaba de realizar por dois meses e formar a primeira turma do curso de Operadora de Mina. Com grupo somente de mulheres, são 19 novas profissionais do ramo, que receberam o diploma de formação especifica na área operacional da mineração. A turma concluiu a capacitação, realizada pelo Senai em parceria com a empresa Vale, e a partir de agora estão aptas a trabalharem no setor afim da empresa. A capacitação também inédita do Senai, habilitou mulheres para o pleno desenvolvimento profissional.
Conforme a gerente do Senai Corumbá, Silvana Araújo de Barros, foram dois meses de curso, desenvolvido no Senai com participação também de uma autoescola contratada. As alunas aprenderam desde as competências nas operações de movimentação de produto em mina, até a segurança nas operações. Além disso, receberam treinamento específico na condução de caminhões.
“O curso Operadora de Mina foi inovador tanto para a empresa quanto para o Senai. Trouxe a oportunidade para as alunas dentro de uma área de trabalho ainda pouco exercida por mulheres. Foi um sucesso e mês que vem teremos mais 20 mulheres em outra turma”, comemorou Silvana, que já adiantou que a próxima turma inicia o processo de capacitação já agora em outubro.
Na avaliação da supervisora de RH da Vale, Marlécia Oliveira, a turma atendeu às expectativas. “Estamos muito felizes por participar na construção, desenvolvimento e conclusão do curso operadora de mina, foi uma conclusão com êxito e um ótimo aproveitamento de estudos por parte das alunas. O objetivo com o curso foi facilitar a entrada das mulheres nas operações de mina da Vale e ajudar no desenvolvimento profissional delas”.
Capacitação do Senai habilitou mulheres para o pleno desenvolvimento profissional
Para a formanda Fanni Rosalva Martins da Silva, a partir de agora, o futuro reserva muitas oportunidades. “Vejo a formação como uma ótima chance para me desenvolver profissionalmente. Esse curso foi de grande valia pois nos inseriu no mundo técnico do Senai e ao mesmo tempo tivemos a participação da empresa Vale nas capacitações profissionais”.
Com experiência na condução de máquinas, a formanda Jeane Modesto de Santos, garantiu mais uma especialização para o currículo. ” Fiz o curso de operadora de mina para expandir meus horizontes profissionais. Já sou operadora de máquinas pesadas em uma mineradora da Região e com esse curso estarei apta a exercer novas funções dentro do campo da mineração”.
Nova turma – “Agora em outubro, já tem programado e serão 20 vagas com o mesmo período de dois meses de duração do curso. As interessadas podem procurar a unidade do Senai em Corumbá”, anunciou a gerente Silvana Araújo de Barros.
A oportunidade de emprego pode já estar chegando
Conforme relatos da grade curricular do curso, um ponto importante da capacitação foram palestras, orientações e apresentações de trabalho social que a empresa Vale, provável contratante realiza. A etapa do treinamento foi feita pela própria Vale para as estudantes durante o curso.
O coordenador de RH da emrpesa, ressaltou que ter esse contato com as alunas é justamente para apresentar às mulheres o compromisso e as demandas que a empresa tem em relação ao que elas irão enfrentar profissionalmente. “Fizemos adequações nas competências e nas disciplinas para atender demanda vinda da empresa, com a inserção de disciplinas voltadas às reais necessidades das operações”.
Assim, com o término do curso, a equipe da empresa Vale já começou as entrevistas com as alunas. Esse é o passo inicial no processo de contratação.