O Ministério da Economia confirmou a reconstituição do Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) integra este fórum com um representante titular e um suplente. A reconstituição foi estabelecida pelo decreto 10.275, de 13 de março.
Na visão do IBRAM, é muito importante que a indústria da mineração esteja representada neste comitê, entre outros. A extração mineral é uma atividade de baixa emissão, segundo estudos técnicos. Além disso, há vários minérios úteis para a fabricação de equipamentos que contribuem para reduzir a emissão de gases poluentes, entre outros benefícios. O Instituto acredita que poderá prestar várias colaborações técnicas às discussões a serem conduzidas no âmbito do Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono.
Estão envolvidas na formação deste comitê a Coordenação de Competitividade e Sustentabilidade – CERES, a Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.
Fonte: Assessoria de Comunicação – IBRAM