quinta-feira, 9 de maio de 2024
Mais
    InícioNotíciasA evolução da #MineraçãodoBrasil ganha maior expressão com nova identidade visual

    A evolução da #MineraçãodoBrasil ganha maior expressão com nova identidade visual

    Publicado em

    O IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração anunciou neste 24 de novembro uma nova logomarca, que compõe todo um estudo desenvolvido a remodelar a identidade visual tanto da organização quanto do próprio setor que representa, desde 1976. Mais do que uma alteração estética, a nova marca chega para consolidar uma mudança na estruturação no IBRAM.

    O setor mineral brasileiro é um dos protagonistas da economia, ainda mais por ser responsável pelo fornecimento de insumos para as demais atividades produtivas. Da indústria ao agronegócio, os minérios marcam presença como componentes insubstituíveis e essenciais para a vida moderna e, principalmente, para a evolução do ser humano. Sobre isso, o próprio setor mineral passa por uma ampla transformação em seus processos produtivos, em sua governança e em seu patamar de sustentabilidade.

    Este é o desafio que se impôs o IBRAM, organização privada e representante ativa de mais de 130 empresas associadas. Ou seja, mudar a identidade da #MineraçãodoBrasil. Mostrar às pessoas sua verdadeira essência e, assim, evidenciar valores que sempre pontuaram sua atuação, mas que se viram imperceptíveis ou irreconhecíveis perante o público em geral, em razão das tragédias decorrentes de dois rompimentos de barragens de rejeitos.

    De lá para cá, a indústria da mineração tem tomado atitudes concretas para que as pessoas tenham condições de acompanhar as mudanças positivas e fazer juízo de valor adequado dessa transformação.

    São exemplos, entre vários, a declaração de assumir – e cumprir – vários compromissos direcionados a elevar o patamar de sustentabilidade em doze áreas relacionadas a essa indústria, expressa pelo documento público Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade. E, também, a implantação da metodologia canadense TSMBrasil – Rumo à Mineração Sustentável, internacionalmente reconhecida como instrumento promotor da sustentabilidade na indústria mineral.

    A nova logomarca e a identidade visual anunciadas na abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020) são os recursos gráficos estruturados para comunicar essa nova fase do setor, em que se busca construir uma nova perspectiva de futuro para a #MineraçãodoBrasil. Trata-se de um plano de ação com estratégias que permitam a transição do setor para um cenário ainda mais produtivo. Com sustentabilidade, segurança e responsabilidade com todos à sua volta.

    Nesse sentido, IBRAM e a Mineração do Brasil se fundem. Razão de ser do IBRAM, a Mineração do Brasil agora é parte indissociável de sua marca.

    Afinal, se a mineração precisa evoluir continuamente, o IBRAM e seu papel institucional também. Se a mineração precisa aperfeiçoar seu padrão de sustentabilidade – mais do que tudo, uma demanda da sociedade –, cabe ao IBRAM exercer o protagonismo, em parceria com outras organizações, para que isso se torne realidade.

    O IBRAM trabalha para fortalecer as relações entre mineradoras e os diversos públicos, como seus profissionais e fornecedores, o governo e a sociedade. Age também para conectar o setor. Incentiva a inovação, difunde conhecimento, fomenta e dissemina boas práticas e articula oportunidades de negócio e de desenvolvimento para a indústria mineral.

    Está sempre aberto e disposto ao diálogo com outras organizações, públicas e privadas, com conhecimento de causa, compromisso e competência. Para ouvir, compreender, propor, negociar, motivar, engajar e unir.

    “O IBRAM é catalisador do setor, seja em relação à inovação, aos compromissos com a sociedade e demais aspectos, como o de agregar as empresas em torno de objetivos e compromissos comuns. E nesses últimos tempos, o IBRAM tem mudado para se adequar às técnicas modernas de gestão e, para isso, assume compromissos com seus associados junto aos representantes da sociedade sempre relacionados às boas práticas”, diz Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM.

    A nova identidade visual do IBRAM, segundo Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor, “enfatiza a construção de um relacionamento mais próximo e sólido, de intensa troca de informações e de conhecimento com outros atores, como a Academia e os jovens. O IBRAM quer atrair para o setor mineral o interesse dos jovens em seguir carreira na mineração brasileira e, por meio deles, incentivar a inovação em vários aspectos do setor mineral”.

    A evolução da mineração precisa ser mostrada e compreendida pela sociedade. A mineração que o IBRAM defende e representa é aquela alinhada à sustentabilidade. Indutora das boas práticas de ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança) em tudo o que faz. Ética e transparente em seus relacionamentos com as pessoas. Inclusiva. Influente e parceira nas iniciativas promotoras do desenvolvimento socioeconômico e de qualidade à vida das pessoas em geral.

    A nova logomarca expressa todo esse conjunto de mensagens:

    O símbolo da marca do IBRAM é o “M” da nova Mineração do Brasil.

    A mineração que a gente quer. Que vai construir uma nova perspectiva de futuro. Com o IBRAM como catalisador. Articulador. E porta-voz.

    Com uma base sólida e, ao mesmo tempo, um movimento ascendente, ele é formado por quatro partes – IBRAM, setor mineral, governos e sociedade. Com objetivos e sonhos em comum. De transformação.

    Em contraste com as linhas retas e os ângulos, o símbolo tem um canto arredondado. Isso traz interesse para o olhar. Cria uma conexão formal com o lettering. E torna a marca ainda mais amistosa.

    Inspirado pelo conceito de isonomia, o lettering – especialmente desenhado – tem as hastes horizontais alinhadas. Cada letra ocupa o mesmo espaço visual e tem a mesma espessura. É estruturado. Institucional. Elegante.

    Razão de ser do IBRAM, a Mineração do Brasil agora é parte indissociável de sua marca. Como uma tagline. Integrada pelo uso das mesmas letras criadas para o lettering. Numa solução contemporânea. Inteligente.

    Os tons de azul e verde combinam e contrastam. E tornam a marca ainda mais proprietária. Uma bandeira. Falam de sustentabilidade, tecnologia e transparência. Competência e qualidade de vida. Solidez e credibilidade.

    O resultado final é potente. E ao mesmo tempo leve. Lettering e símbolo em sintonia: um organismo pronto para novos desafios.

    Novas ideias. Novos caminhos. Rumo ao futuro sustentável. Da Mineração do Brasil.

    Marca de quem faz o que faz com muita segurança. Responsabilidade. E inovação.

    Por Assessoria de Comunicação

    São Paulo
    céu limpo
    23.8 ° C
    25.2 °
    20.9 °
    54 %
    1kmh
    0 %
    qui
    31 °
    sex
    31 °
    sáb
    31 °
    dom
    32 °
    seg
    26 °

    Notícias recentes

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...

    leia mais

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...