O Brasil conta com inúmeras oportunidades de investimento em todas as áreas do setor de Infraestrutura. Bilhões de reais serão investidos nos próximos anos em Energia, Logística, Telecomunicações, Saneamento e Mineração. Para fazer frente a esses desafios, o País precisará atrair o capital privado nacional e internacional. A fim de orientar estrangeiros que desejam investir no setor de infraestrutura brasileiro, a Fiesp e o Ciesp, em parceria com o escritório Madrona Advogados e a Alvarez & Marsal Consultoria Empresarial do Brasil, lançarão o guia “Doing Infrastructure in Brazil” durante o workshop “Novos Investimentos em Infraestrutura”, que será realizado nesta segunda-feira (10), na sede da Fiesp.
A publicação reúne orientações legais necessárias para a efetivação dos investimentos no país, dados econômicos e políticos atuais do País, que contextualizam as expectativas em relação ao plano de privatização defendido pelo governo, e o cenário atual de cada uma das áreas que constituem o setor de infraestrutura no Brasil (energia, saneamento, logística, telecomunicações e mineração).
Espera-se que as indústrias de gás natural e petróleo atraiam investimentos da ordem de R$ 2 trilhões nos próximos 10 -15 anos. Já para melhorar o desempenho logístico, o governo prevê investimentos de R$ 132,6 bilhões entre 2015 e 2025, levando o país a um sistema de transporte mais amplo e completo. Em relação à energia, espera-se que o consumo continue aumentando a uma taxa de 3% a 4% nos próximos anos, o que exigirá investimentos contínuos na expansão da capacidade de geração.
Fonte: Porto Gente