sexta-feira, 22 de novembro de 2024
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioNotíciasGraneleiro vai auxiliar a retirada da carga de minério de ferro do...

    Graneleiro vai auxiliar a retirada da carga de minério de ferro do navio Stellar Banner no Maranhão

    Publicado em

    A Marinha do Brasil informou que o navio graneleiro Alfred Oldendorff, de bandeira da Libéria, vai auxiliar na operação de retirada da carga de minério de ferro do navio Stellar Banner, encalhado há quase dois meses a 100 km da costa do Maranhão.

    O navio saiu dos Emirados Árabes Unidos e deve chegar ao Maranhão no domingo (26). A operação de retirada começou no último dia 16 de abril. O navio-patrulha Bocaina e a aeronave UH-15, que são da Marinha do Brasil, continuam na área e monitoram o navio.

    Segundo a Marinha, os órgãos e empresas envolvidas estão em estreia coordenação no intuito de solucionar a operação o mais breve possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação dos riscos à poluição e a navegação.

    Operação


    Desde o início do resgate do Stellar Banner, cerca de 255 militares da Marinha atuam diretamente na operação. O órgão trabalha no local com um navio de apoio oceânico ‘Iguatemi’, um navio hidroceanográfico ‘Garnier Sampaio’, um helicóptero UH-15 e quatro embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão.

    A operação também conta um helicóptero He S-76 operado pela Vale, um navio MPOV Normand Installer, nove rebocadores (sendo quatro com materiais de combate à poluição por óleo), três drones com câmera térmica, quatro embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo (OSRV), quatro de apoio à plataforma (PSV) e dois oleeiros (OSV).

    O navio com bandeira dos Países Baixos ‘Defender’ foi contratado para retirar parte das 3,5 mil toneladas de óleo do Stellar Banner. A embarcação partiu do Gabão, país na África Central e é do tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply), barco utilizado para reboque, ancoragem de unidades flutuantes de petróleo e transporte de cargas. A capacidade da embarcação é de mais de 3 mil metros cúbicos.

    Área afetada


    A área afetada no casco do navio é de cerca de 25 metros, segundo o chefe de Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Robson Neves Fernandes. Atualmente, não há registro de vazamentos.

    No dia 28 de fevereiro, o Ibama havia verificado o vazamento de 333 litros de óleo no mar e o poluente havia se espalhado por uma área de 0,79 km². Um dia depois, o instituto afirmou que não visualizou mais as manchas de óleo encontradas anteriormente.

    Inquérito


    A Superintendência da Polícia Federal (PF) no Maranhão informou que abriu um inquérito para apurar possível crime ambiental no acidente do Stellar Banner. Antes, a Marinha já tinha informado que instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso.

    Acidente com o Stellar Banner

    O navio Stellar Banner sofreu duas fissuras no casco no dia 25 de fevereiro, logo após ter saído do Terminal Portuário da Ponta da Madeira em São Luís, com destino a um comprador em Quingdo, na China. A embarcação possui capacidade para 300 mil toneladas de minério de ferro e tem 340 metros de comprimento, o equivalente a dois campos de futebol.

    Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, logo após identificar as fissuras no casco, o navio começou a afundar no Oceano Atlântico, a cerca de 100 km da costa do litoral do Maranhão. Por conta da situação de emergência, o comandante do navio emitiu um alerta e levou o Stellar Banner para um banco de areia.

    O navio tinha 20 tripulantes, sendo 12 coreanos e oito filipinos. Após o resgate, seis estão ajudando na operação de salvatagem e seguindo as instruções da Capitania dos Portos. A Polaris informou que os outros 14 tripulantes da embarcação já estão em terra firme e devem ser repatriados.

    Fonte: G1

    São Paulo
    nublado
    18.9 ° C
    19.7 °
    18.2 °
    92 %
    2.7kmh
    100 %
    sex
    21 °
    sáb
    23 °
    dom
    24 °
    seg
    27 °
    ter
    30 °

    Notícias recentes

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    Pambili Natural Resources (TSXV:PNN) Reports Progress on Underground Drilling at Zimbabwe’s Golden Valley Mine

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Pambili Natural Resources (TSXV:PNN) has shared the latest...

    U.S. Gold Corp. (NASDAQ:USAU) Secures Final Permit Condition for CK Gold Project Development in Wyoming

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); U.S. Gold Corp. (NASDAQ:USAU), through its subsidiary Gold...

    leia mais

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    Pambili Natural Resources (TSXV:PNN) Reports Progress on Underground Drilling at Zimbabwe’s Golden Valley Mine

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Pambili Natural Resources (TSXV:PNN) has shared the latest...

    U.S. Gold Corp. (NASDAQ:USAU) Secures Final Permit Condition for CK Gold Project Development in Wyoming

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); U.S. Gold Corp. (NASDAQ:USAU), through its subsidiary Gold...