Segundo ministro do Meio Ambiente, governo promoveu curso de capacitação para que engenheiros possam integrar o quadro permanente de fiscais em nível estadual
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou, durante evento na cidade de São Paulo, que o governo federal irá aumentar o número de fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM), órgão que fiscaliza barragens semelhantes à que se rompeu em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro, deixando, até o momento, 216 mortos e 89 desaparecidos. Na época da tragédia, apenas 12 fiscais atuavam em barragens de mineração.
Segundo Salles, o governo promoveu curso de capacitação para que engenheiros possam integrar o quadro permanente de fiscais que já existem no nível federal, da mesma forma nos níveis estaduais. “É um processo que precisa ter critério, para você aumentar o número de técnicos especializados na matéria, tem que capacitar”, disse.
O ministro comentou, ainda, que o governo tem tomado todas as medidas necessárias para a ajudar os órgãos estaduais que fazem o licenciamento da maioria das barragens. De acordo com ele, foi realizada uma série de esforços para dar uma resposta à sociedade após a tragédia.
Salles também informou que, tendo em vista o ocorrido em Brumadinho, muitos fiscais de empresas privadas têm se recusado a assinar laudos que atestem a segurança das barragens.
Fonte: AECweb