O governo irá garantir condições e regras claras para que haja a segurança jurídica fundamental para atrair investimentos no Brasil. A afirmação foi feita pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério das Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, no talk show “Cenário político e econômico, atração de investimentos no Brasil e no mundo”, realizado na tarde de ontem, 9 de setembro, primeiro dia da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2019), e mediado pela jornalista Ana Flor, do Estúdio I, da Globo News.
O secretário participou do encontro ao lado do CEO da AngloGold Ashanti, Kelvin Dushnisky, do vice-presidente sênior da Mosaic e presidente da Mosaic Fertilizantes, Richard Neil McLellan, e do CEO da Nexa Resources, Tito Martins.
Para Tito Martins, a estabilidade institucional pode contribuir para um novo ciclo de expansão da mineração brasileira. “Será necessário, ainda, eliminar alguns gargalos da indústria mineral para que o setor possa criar um bom ambiente de modo a atrair investidores”, avalia Martins.
O CEO da AngloGold Ashanti entende que a confiança nos agentes reguladores também funciona como atração aos novos investimentos. Ele disse que se sente encorajado com a demonstração de confiança pública e que ações, como o acordo fechado pelo setor com a MAC, associação de mineração canadense, são bastante favoráveis para o país. “São princípios e lições que podem ajudar em muito ao Brasil”. O acordo com a MAC foi assinado pelo Instituto Brasileiro de Mineração e objetiva adaptar no Brasil metodologia canadense de sustentabilidade na mineração.
A opinião de Martins foi compartilhada pelo vice-presidente sênior da Mosaic Fertilizantes, Richard Neil McLellan, para quem o elevado comprometimento institucional funciona como atratividade quando uma organização escolhe o local para expandir suas atividades.”
Fonte: Assessoria de Imprensa – IBRAM