O conglomerado de mineração Vale está programado para iniciar a construção de um projeto fotovoltaico de 766MW no Brasil ainda este ano e escolheu a Nextracker para fornecer rastreadores solares inteligentes para ele.
O projeto solar Sol de Cerrado, em Minas Gerais, será um dos maiores do país em operação em 2022.
A fazenda solar ajudará a impulsionar as operações de mineração da Vale na região de Jaiba, em Minas Gerais, e será interligada à rede de transmissão regional.
O projeto terá um “papel importante” nos esforços da Vale para alcançar suas metas de sustentabilidade corporativa.
Uma vez operacional, o Sol de Cerrado fornecerá 13% das necessidades energéticas totais da empresa no Brasil e compensará o escopo do protocolo de gases de efeito estufa em duas emissões em até 136.407 toneladas de CO2 por ano.
A Vale planeja produzir 100% da energia necessária para suas operações no Brasil até 2025 e alcançar a neutralidade de carbono em sua pegada global até 2050.
“Nossa decisão foi baseada no desempenho comprovado da Nextracker após um processo minucioso de due diligence”, disse Marco Braga, diretor global de compras da Vale.
“Estamos muito confiantes na experiência da Nextracker e na confiabilidade de seus produtos para apoiar a Vale na resolução dos desafios deste importante projeto.”
O escritório regional da Nextracker no Brasil apoiará o projeto com serviços de engenharia, comissionamento e gestão de ativos, bem como análise avançada de dados para manutenção preventiva.
“O projeto Sol de Cerrado da Vale é mais um exemplo de como a indústria mineira está adotando as renováveis como uma fonte confiável de geração para operações de energia e compensando as emissões de gases de efeito estufa”, disse Alejo Lopez, vice-presidente de vendas da Nextracker para a América Latina.
“Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a Vale e implantar nossos rastreadores e softwares solares inteligentes para maximizar o desempenho da planta, minimizando os custos operacionais para a vida útil de mais de 30 anos da fábrica.”
O projeto Sol de Cerrado é a segunda vitória do mercado brasileiro para a Nextracker este ano e a mais recente adição ao seu crescente portfólio no país.
A empresa recentemente garantiu um contrato para fornecer seus rastreadores bifaciamente otimizados para o projeto solar Janauba 830MW em Minas Gerais.
Fonte: O Petróleo