A Gerdau, a Vale e a Suzano são as empresas de commodities apontadas como favoritas pelo BTG Pactual para 2020. A informação aparece em uma apresentação de analistas do banco divulgada hoje.
No documento, os profissionais destacam as chances de ganhos com os papéis dessas empresas, tendo em vista as perspectivas para o crescimento econômico global e a recuperação do preço das commodities, após um 2019 difícil.
Para o minério de ferro, a expectativa é que os preços caiam um pouco, mas ainda fiquem próximos a faixa dos US$ 80 dólares por tonelada — nível considerado alto por eles.
No caso do aço, os profissionais destacam o aumento da demanda no mercado brasileiro, sobretudo para aço longo, e o aumento dos preços no mercado internacional.
O preço da celulose, segundo ele, também devem se recuperar, com potencial de crescimento de cerca de 20%.
Especificamente sobre as companhias, os profissionais do BTG dão destaque ao potencial de recuperação das exportações da Vale, após o desastre de Brumadinho e ao processo de redução dos estoques da Suzano.
Sobre a Gerdau, a avaliação é que ela tem o melhor posicionamento em seu setor para aproveitar o desenvolvimento do setor de construção civil. “Em São Paulo, os lançamentos estão crescendo 50% ao ano”, afirmam os profissionais no documento.
Fonte: Valor Investe.