O Fórum Econômico Mundial (WEF) e sete grandes empresas de mineração e metais fizeram uma parceria para desenvolver práticas de fornecimento responsável e sustentabilidade usando blockchain.
A Global Mining Review relatou detalhes da nova “Iniciativa Blockchain de Mineração e Metais” em 25 de outubro.
Promoção da sustentabilidade, transparência e eficiência
Os sete parceiros, juntamente com o WEF, planejam reunir seus recursos para experimentar, projetar e implantar provas de conceito conjuntas como parte de uma plataforma blockchain inclusiva.
Em vez de agir individualmente, a iniciativa visa promover a confiança em todo o setor por meio da cooperação mútua e combater a padronização inadequada e impedir a fragmentação do setor.
Uma iniciativa blockchain em todo o setor tem o potencial de ajudar o setor a aumentar a transparência e a eficiência e melhorar o relatório de emissões de carbono, observa o relatório.
Os membros examinarão questões relacionadas à governança, desenvolverão estudos de caso e estabelecerão um grupo de trabalho.
As principais áreas de colaboração e desenvolvimento incluirão rastreamento de emissões de carbono e transparência da cadeia de suprimentos – com projetos para combater o rastreamento de proveniência, a cadeia de custódia e os métodos de produção.
Jörgen Sandström, chefe da indústria de mineração e metais do WEF, deu uma declaração descrevendo que:
“As cadeias de valor dos materiais estão passando por profundas mudanças e inovações. O setor precisa responder às crescentes demandas de minerais e materiais, ao mesmo tempo em que responde a demandas crescentes de consumidores, acionistas e reguladores por um maior grau de sustentabilidade e rastreabilidade dos produtos.”
Ao lado do WEF, os membros da iniciativa são Antofagasta Minerals, Eurasian Resources Group, Glencore International AG, Klöckner & Co., Tata Steel Ltd. e Tracr, que representa a AngloAmerican e De Beers.
Reguladores internacionais e ONGs também devem fornecer informações para o desenvolvimento colaborativo das empresas de soluções blockchain para o setor.
Orientação da política de blockchain do WEF
Neste verão, o WEF publicou um guia da Blockchain Value Framework aconselhando as empresas globais a investir tempo na compreensão da tecnologia blockchain, identificando incentivos e contabilizando riscos potenciais e alinhando sua implementação com suas prioridades estratégicas.
No final de maio, o WEF anunciou a formação de seis conselhos separados da “Quarta Revolução Industrial” para trabalhar na orientação de novas políticas de tecnologia.
Antes do empreendimento de hoje no setor, os projetos bilaterais de blockchain no setor de mineração e metais incluíram um projeto piloto da Tracr para a De Beers e a Alrosa da Rússia – a maior empresa de mineração de diamantes do mundo.
Fonte: Cointelegraph Brasil.