O encontro, mediado pelo deputado Adelino Follador (DEM), com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, autoridades, empresas de mineração e representantes de cooperativas de garimpeiros de Rondônia, aconteceu na última terça-feira (25), em Porto Velho.
Na pauta foram debatidos sobre a diminuição dos valores de taxas cobradas pela Sedam, que hoje são muito altas, a possibilidade de firmar convênio, ou delegar competência para que os municípios possam fazer alguns licenciamentos, e principalmente, a agilidade nos processos de liberação de licenças ambientais na Flona do Jamari e em áreas já degradadas. Outro pedido da comitiva foi para que o governador interceda junto ao presidente Jair Bolsonaro, no sentido de estimular as liberações ambientais nas áreas de competência da União.
Segundo os representantes, os projetos atendem todas as determinações da legislação ambiental e aguardam somente as liberações do Ibama ou Sedam para dar início às explorações, que garantirá a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, impactando positivamente a economia do estado.
O deputado Adelino Follador sempre defendeu a desburocratização e o bom senso nas ações da Sedam e Ibama, que em seu entendimento, em muitos casos atrapalha o desenvolvimento do estado, provocando desemprego e aumento da pobreza.
O governador Marcos Rocha se mostrou sensível às reivindicações e garantiu apoio para que sejam atendidas, ficando acordado também para os próximos dias, uma audiência com a participação de representantes da Sedam e posteriormente marcar uma audiência em Brasília, para tratar do assunto com as dirigentes do Ibama e da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Fonte: Rondonia Dinâmica