Plantio foi realizado pelo Grupo de Escoteiros Pinheiros, em parceria com a Alcoa, APS (Associação Poços Sustentável) e Prefeitura Municipal
A segunda Floresta de Bolso, implantada no Jardim Kennedy II, na Zona Sul de Poços de Caldas, ganhou novas mudas de árvores nativas e frutíferas. No sábado, 18 de dezembro, o 103º Grupo de Escoteiros Pinheiros, plantou 90 mudas em ação que teve a parceria da Alcoa, APS (Associação Poços Sustentável) e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos.
Participaram cerca de 20 escoteiros, além dos chefes escoteiros José Henrique Cunha Santos (Fafi) e Luiz Gustavo Fogarolli; Fabio Costa, da Alcoa; Terezinha Couto, Suzana Carvalho Dias e José Edilberto Silva Resende, da APS, além de Anderson Roberto dos Santos, secretário Adjunto de Serviços Públicos, e Plauto Coelho, coordenador da Regional Sul.
Segundo Fafi, a ação está alinhada aos princípios e lei dos escoteiros. “O nosso movimento é uma das ONGs (Organizações Não Governamentais) mais antigas do mundo, fundada em 1907 e, o artigo sexto da lei dos escoteiros diz que ‘somos bons para animais e plantas’, isto é, que devemos cuidar do meio ambiente”.
Sobre o projeto Floresta de Bolso
O projeto é desenvolvido pela Associação Poços Sustentável (APS), em parceria com as organizações American Forests e Alcoa Foundation, por meio de um programa denominado Partnership for Trees, que tem como objetivo plantar árvores nas localidades onde a Alcoa tem operação.
A Floresta de Bolso tem como objetivo restaurar pequenos fragmentos de florestas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas e, assim, trazer todo o benefício das árvores para centros urbanos.
Em Poços de Caldas já foram implantadas quatro Florestas de Bolso: na Avenida Irradiação, no bairro Santa Ângela, no Jardim Kennedy II, no CAIC Professor Arino Ferreira Pinto/Centro Educacional Municipal Dr. João Batista Ferreira Monteiro e no campus da PUC Minas.