quinta-feira, 9 de maio de 2024
Mais
    InícioNotíciasFlávio Ottoni Penido é nomeado diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração

    Flávio Ottoni Penido é nomeado diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração

    Publicado em

    O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Flávio Ottoni Penido para assumir o cargo de diretor-presidente da Instituição, a partir de 19 de junho de 2019. Ele substitui Walter Alvarenga, que respondia interinamente pelo cargo desde fevereiro de 2019. Alvarenga desempenhará funções de Diretor de Relações Institucionais para o IBRAM.

    Flávio Penido desempenhou funções em operação, planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos na Minerações Brasileiras Reunidas – MBR, onde trabalhou de 1972 a 1992, sendo diretor da empresa.

    Desde 1992 é Diretor Presidente da OPEN Brasil & Associates, empresa que participou ativamente nos processos de consultoria, projetos e assessoria em fusões e aquisições no setor mineral.

    Penido tem extensa experiência em processos de avaliação, negociação e due diligence de empresas de mineração, tendo assumido posições de liderança em várias operações nos últimos anos.

    O executivo é graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui diferentes cursos de extensão no Brasil e no exterior.

    O novo diretor-presidente terá por missão conduzir a elaboração de uma nova estrutura para o Instituto, com definição de novos objetivos e metas, estabelecidos em acordo com as orientações estabelecidas pelo Conselho Diretor.

    “Será uma oportunidade para desenvolver ações concretas voltadas a promover melhorias ao setor mineral brasileiro. Precisamos atender as demandas dos nossos associados, conduzir a transformação da mineração brasileira em acordo com o que a sociedade tem manifestado”, disse Flávio Ottoni Penido ao tomar posse, logo após seu nome ter sido aprovado pelo Conselho Diretor.

    Segundo o presidente do Conselho Diretor do Instituto, Wilson Brumer, “Flávio somará à equipe do IBRAM sua experiência no setor e terá por desafio a implementação do Planejamento Estratégico aprovado pelo Conselho, onde estão previstos a reformulação do estatuto da Entidade, a reestruturação do organograma, a atração de novos associados, o reforço da equipe técnica, a dinamização da produção de estudos relativos à mineração brasileira e o suporte aos associados. O setor precisa reestabelecer a conexão com a sociedade e melhorar o relacionamento com os seus stakeholders”.

    Sobre o IBRAM

    O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – http://portaldamineracao.com.br/ibram) uma organização nacional privada e sem fins lucrativos, representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral em busca do estabelecimento de um ambiente favorável aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável. Para fomentar a inovação no setor, bem como a difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral, tributação, legislação, tendências, riscos e oportunidades e outros temas associados às atividades desempenhadas pela indústria mineraria.

    Fundado em 10 de dezembro de 1976, o IBRAM construiu credibilidade nos cenários político, econômico e social, em razão de sua atuação ética e experiência técnica. Com foco na promoção do desenvolvimento sustentável e na difusão das melhores práticas de segurança e saúde ocupacional, o IBRAM representa as principais empresas e instituições ligadas ao setor mineral.

    Considerado o porta-voz da Mineração Brasileira, o Instituto reúne mais de 130 associados que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira. São mineradoras, entidades de classe patronais, empresas de engenharia mineral, ambiental, de geologia, fabricantes de equipamentos, centros de tecnologia, bancos de investimento, entre outros.

    Divulgar e incrementar a capacidade tecnológica e de recursos humanos empregados na mineração também são missões do Instituto. Além de defender a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e aos recursos hídricos, o IBRAM visa sempre à melhoria da qualidade de vida da sociedade, em particular, das comunidades onde existe atividade minerária e das populações que estão mais próximas ou diretamente relacionadas às minas.

    Destaca-se, ainda, sua atuação junto a diferentes segmentos econômicos e atores públicos, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no plano federal como no estadual, Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades empresariais e de trabalhadores para fortalecer a confiança da sociedade brasileira no trabalho realizado por profissionais e empresas mineradoras.

    O IBRAM relaciona-se também com organismos e entidades no exterior. É associado ao ICMM (International Council on Mining & Metals/Conselho Internacional de Mineração e Metais), com sede na Inglaterra.

    Endereços do IBRAM

    IBRAM – BRASÍLIA
    SHIS QL.12 CONJUNTO 0 (ZERO) CASA 04 – Lago Sul – Brasília (DF) – CEP:71.630-205
    Tel: (61) 3364-7272 / (61) 3364-7200

    IBRAM – MINAS GERAIS
    Rua Sergipe, 1440 – Savassi, 5º andar – CEP: 30130-174
    Tel: (31) 3223-6751

    IBRAM – AMAZÔNIA
    Travessa Rui Barbosa, 1536 – B. Nazaré – Belém – PA
    Tel: (91) 3230-4066 Fax: (91) 3349-4106 CEP: 66035-220

    Fonte: Comunicação do IBRAM

    São Paulo
    céu limpo
    23.8 ° C
    25.2 °
    20.9 °
    54 %
    1kmh
    0 %
    qui
    31 °
    sex
    31 °
    sáb
    31 °
    dom
    32 °
    seg
    26 °

    Notícias recentes

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...

    leia mais

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...