Novos instrumentos de captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos minerais no Brasil, via mercado de capitais, poderão ser um excelente caminho para atrair investimentos volumosos ao Brasil nas próximas décadas. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), está agindo para esse cenário se concretizar o mais breve possível, o que poderá estimular negócios em muitas cadeias produtivas, além da geração de renda, tributos e empregos.
No próximo dia 29 de setembro, das 9h às 13h, será realizado o seminário gratuito “Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais”. O encontro virtual pretende reforçar a importância desta agenda e estreitar o relacionamento entre o setor mineral e o mercado de capitais, visando, especialmente, a ampliação das oportunidades de financiamento e a atração de novos investimentos.
Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, será um dos palestrantes
A abertura do evento contará com a participação do Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, e do Presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer. Além da palestra inicial “O Futuro do Investimento e as Oportunidades em Mineração”, a ser ministrada por representante da XP Investimentos, o seminário será dividido em três painéis.
O primeiro painel, “Mercado de capitais – Brasil, Canadá e UK“, será moderado por Wilson Brumer e contará com representantes da B3, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Toronto Stock Exchange (TSX) e da London Stock Exchange Group (LSEG), além de um porta-voz de uma empresa mineradora. Já está confirmados Guillaume Légaré, Head South America, Toronto Stock Exchange (TSX), e Chris Mayo, Head of Primary Markets of the Americas at the London Stock Exchange Group. Serão debatidos, entre vários temas, a criação de um ecossistema de investimento de longo prazo e de risco em mineração e a necessidade de um arcabouço regulatório específico, a partir dos exemplos recentes.
O segundo painel, “Novos Mecanismos de Financiamento e Compromissos Socioambientais“, debaterá como os novos mecanismos de financiamento podem melhorar os compromissos socioambientais do setor e como atingir projetos de pequeno e médio portes. Ele será moderado pela Executiva da A10 Investimentos, Ana Cabral, e contará com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros.
O terceiro e último painel, “Regulação e Financiamento“, discutirá temas como uso do título minerário como garantia, as necessidades de alterações normativas, como a resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM) que trata dos novos conceitos de Recursos e Reservas e o registro de contratos de royalties e streaming. O encontro será moderado pela Secretária-Adjunta da SGM/MME, Lília Mascarenhas Sant’Agostino, e contará com representantes da ANM, da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM) e de uma empresa mineradora.
Serviço:
Seminário “Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais”
Data: 29 de setembro de 2020
Horário: 9 às 13h
Inscrições em https://mineracaofinanciamento.mediastream.com.br/
Fonte: Portal da Mineração