A primeira de uma série de três expedições, que serão realizadas neste ano, à Elevação do Rio Grande (ERG), teve início hoje (28). Nossos pesquisadores em Geociências estão a bordo do navio Hidroceanográfico Vital de Oliveira, operado pela Marinha do Brasil, que zarpou nesta manhã de Niterói, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco.
A pesquisa possui o objetivo de conhecer, preservar e resguardar os recursos de um território marinho que tem aproximadamente 1 milhão de km² – área maior que o estado de Mato Grosso e cerca do dobro de Minas Gerais. A CPRM e a UFPE irão levantar informações geológicas, mineralógicas, geofísicas, oceanográficas e ecológicas da região, visando nortear o uso sustentável dos recursos que a ERG oferece.
A expedição está sob comando do Capitão de Fragata Márcio Borges Ferreira. Em 2018, a Elevação do Rio Grande, foi requerida como extensão da Plataforma Continental do Brasil junto à ONU. O que inclui, enquanto em análise, a ERG à jurisdição brasileira, inserida na Zona Econômica Exclusiva brasileira.
Operado pela Marinha, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira é dotado de equipamentos de ponta para sondar o solo marinho, recuperar amostras de rocha e sedimento, perfilar a água e para buscar informações sobre as correntes marinhas. A embarcação conta com três laboratórios que serão utilizados pelos pesquisadores durante a expedição, que deve durar 20 dias, retornando para o continente com informações inéditas sobre a ERG.
Fonte: CPRM