sábado, 20 de abril de 2024
Mais
    InícioNotíciasExpansão do mercado peruano de mineração abre boas perspectivas de negócios...

    Expansão do mercado peruano de mineração abre boas perspectivas de negócios para a i-IoT Solutions

    Publicado em

    “Já especificamos a solução para algumas empresas peruanas e esperamos fechar negócios com pelo menos duas delas nos próximos meses. Estamos confiantes na aceitação da tecnologia da sensemetrics pelo mercado peruano devido aos benefícios que o emprego da solução trará para as empresas de mineração no que se refere ao monitoramento em tempo real, resultando em maior segurança nas operações e agilidade para a tomada de decisão”, destaca Hélio Samora, fundador e CEO da Industrial-IoT Solutions, empresa especializada na distribuição de soluções inovadoras de tecnologia. O empresário acrescenta que a empresa irá inaugurar no próximo ano um escritório no Peru para melhor atender aos clientes locais. Atualmente a empresa está sediada em Tucson, Arizona (EUA) e conta com escritórios no Brasil e no México, além de uma rede de parceiros nesses locais para a comercialização, implementação das soluções e suporte técnico.

    Na avaliação de Samora, o mercado de mineração do Peru está em fase de expansão e deverá apresentar um crescimento mais expressivo do que o do Brasil e o do Chile nos próximos anos. O momento mostra-se ideal para realizar bons negócios naquele país e foi com base nessa expectativa que a i-IoT Solutions participou da Exposição de Tecnologia de Mineração (Extemin) que fez parte da 34ª edição da Perumin, considerada um dos maiores eventos do mundo para o segmento de mineração, e que foi realizada no período de 16 a 20 de setembro, no Centro de Convenções Cerro Juli, na cidade de Arequipa, no Peru.

    “Foi interessante participar dessa exposição que reuniu um público altamente qualificado e composto basicamente de executivos e diretores com poder de decisão. Os resultados foram excelentes pois apresentamos a solução da sensemetrics para a maioria das mineradoras peruanas”, destacou Samora, que participou juntamente com a GeoEngineering, sua revendedora no Peru e com a Call&Nicholas, parceira da sensemetrics.

    O destaque da i-IoT Solutions na Extemin foi a solução end-to-end da sensemetrics que permite a captura completa de dados de sensores, com padronização e visualização por meio de inteligência de dados em tempo real. Diferenciada por ser uma arquitetura 100% baseada em nuvem, a plataforma de Internet das Coisas (IoT) reduz o custo e a complexidade de implementação em ambientes de mineração, eliminando a necessidade de customizações e serviços demorados e caros. A solução usa a mais moderna arquitetura tecnológica em nuvem, rápida e escalável, permitindo o monitoramento do que está ocorrendo na operação de mineração em tempo real e o acesso às informações em um único sistema, dispensando a necessidade de ter pessoas em campo para atualizar calibração e fazer a leitura dos sensores. Dessa forma é possível reduzir consideravelmente os custos de manutenção e de propriedade do sistema.

    O foco da i-IoT Solutions é distribuir as soluções de fornecedores-chave já validadas principalmente nas áreas de manufatura, mineração, construção civil e de petróleo e gás. Nesse sentido, além da sensemetrics, a empresa já firmou acordo com a Hexagon Xalt (da qual Samora foi presidente da Divisão Mining) para distribuir e integrar suas soluções nas áreas de mineração, petróleo e gás, e indústrias de processo, e recentemente firmou acordo com a Oden Technologies, focada em soluções para automação de processos industriais. “Com mais de 30 anos de histórico de sucesso, nossa equipe trabalha em estreita colaboração com os clientes para implementar soluções inovadoras com sucesso e entregar o ROI esperado”, conclui Samora.

    Perumin 34

    Realizada desde 1954 pelo Instituto de Engenheiros de Minas do Peru (IIMP), a Perumin teve como tema da sua 34ª edição “Mineração: Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação”. O evento foi estruturado em três componentes: a Exposição de Tecnologia e Mineração (Extemin); o Fórum de Mineração (Mining Summit); e o Fórum de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade (Fórum TIS), com o objetivo de reunir empresários, acadêmicos, estudantes, profissionais do setor de mineração e a comunidade científica e tecnológica para analisar e debater os desafios enfrentados pela mineração e divulgar sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país, além de fortalecer o desenvolvimento profissional especializado de seus participantes.

    No total, o evento reuniu 700 empresas de 26 países ligadas à atividade de mineração, cerca de 1.400 estandes e mais de 60.000 visitantes do Peru e de vários países. Participaram da Perumin, autoridades como Omar Candía, prefeito de Arequipa, Francisco Ísmodes, ministro de Minas e Energia, e Miguel Cardozo, vice-presidente do Instituto de Engenheiros de Minas do Peru. Durante a cerimônia de encerramento, Carlos Gálvez, presidente da Perumin 34, afirmou que um dos principais objetivos estabelecidos pelo evento foi alcançado: atrair setores não diretamente ligados à mineração para se interessarem por essa atividade, vinculando-o à ciência, tecnologia e educação. Já o ministro Ísmodes, por sua vez, aproveitou a ocasião para fazer um mea culpa sobre a atividade de mineração no Peru, ressaltando que, em muitos casos, seus benefícios não são percebidos pelas comunidades próximas à área de influência, ressaltando que o poder executivo tem trabalhado para recuperar a confiança dessas pessoas para, assim, realizar atividades extrativistas em diferentes partes do país, obtendo benefícios para as empresas, o estado e a população.

    Fonte: Assessoria de Imprensa

    São Paulo
    céu limpo
    22 ° C
    23.9 °
    19.9 °
    72 %
    4.1kmh
    0 %
    sáb
    25 °
    dom
    29 °
    seg
    29 °
    ter
    29 °
    qua
    28 °

    Notícias recentes

    Está disponível o mapa sobre o avanço da mineração em Brumadinho

    Cidade continua a registrar expansão de novos empreendimentos minerários em seu território Está disponível o...

    Ação da CSN Mineração (CMIN3) dispara 5% com Vale (VALE3) na carona do minério de ferro

    Contratos futuros da commodity fecharam no maior valor em mais de cinco semanas A ação...

    BNews Mineração: Conheça cinco passos para impulsionar faturamento no mercado B2B

    A indústria de mineração B2B é um setor altamente competitivo, onde a diferenciação é essencial para...

    leia mais

    Está disponível o mapa sobre o avanço da mineração em Brumadinho

    Cidade continua a registrar expansão de novos empreendimentos minerários em seu território Está disponível o...

    Ação da CSN Mineração (CMIN3) dispara 5% com Vale (VALE3) na carona do minério de ferro

    Contratos futuros da commodity fecharam no maior valor em mais de cinco semanas A ação...

    BNews Mineração: Conheça cinco passos para impulsionar faturamento no mercado B2B

    A indústria de mineração B2B é um setor altamente competitivo, onde a diferenciação é essencial para...