Para discutir o desenvolvimento da mineração no Estado de Goiás e as perspectivas para a indústria mineral no Brasil nos próximos três anos, será realizado na cidade de Goiânia, na tarde do dia 24 de julho, o evento Momento da Mineração, que reunirá dirigentes de empresas mineradoras e de entidades ligadas ao setor.
O evento, que conta com a participação da Fieg (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), da ABPM (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral) e da Abimaq, será realizado na sede da Fieg, em Goiânia e marca o lançamento de dois outros eventos que serão realizados em 2020, também na capital de Goiás: o 7º. Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e a BRASMIN – Feira Brasileira da Mineração. O Encontro é organizado pela Brasil Mineral, enquanto a feira, organizada pela PROMA e promovida pela Emme, é uma realização da ABPM.
De acordo com os organizadores, tanto o Encontro quanto a Feira têm o objetivo de discutir e realçar o papel da Média e Pequena Mineração no País, que apesar de sua grande preponderância em termos de número de empresas (a grande maioria das mais de 9 mil empresas mineradoras existentes no País são de médio e pequeno porte) e de ser responsável pela produção de bens minerais que são essenciais à qualidade de vida das pessoas, são relegadas a segundo plano nas políticas delineadas para o setor.
No evento de Goiás serão apresentados os investimentos em projetos de mineração no Estado, como os empreendimentos da Mineração Serra Verde, em Minaçu, o empreendimento para produção de ouro da Amarillo Gold e nos empreendimentos que já operam em Goiás, como os da Mosaic Fertilizantes, da CMOC e da Lundin Gold, dentre outros.