Profissional de Corumbá é uma das protagonistas do último episódio da websérie que mostrou presença inspiradora de mulheres na mineração
Mulheres na Liderança é o tema do episódio de encerramento da segunda temporada da websérie Mineração Por Elas, que revela trajetórias de pioneirismo, protagonismo e carreiras inspiradoras de empregadas da Vale no Brasil e no mundo. “As diferenças ajudam os resultados. A diversidade é importante para que a gente consiga enxergar todos os pontos de vista”, aponta Mariellen Magalhães, gerente de Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Serviços Gerais das operações da Vale em Mato Grosso do Sul, e uma das personagens do episódio. Para ela, o papel principal da liderança é colocar as pessoas no centro.
Além de Mariellen, o episódio apresenta o olhar de Juliene Oliveira, gerente de Serviços de Tecnologia e Automação do Corredor Sudeste (MG), Ana Mouzinho, Inspetora Ferroviária da Estrada de Ferro Carajás (PA), e Barbara Simard, Superintendente de Segurança e Serviços Corporativos (Canadá). Elas sabem que há desafios para ocupar cargos de liderança em uma indústria que ainda é majoritariamente formada por homens, mas reconhecem os benefícios com a promoção de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.
Meta de gênero e avanços
“Estamos verdadeiramente empenhados em promover a inclusão e valorizar a diversidade. Seguiremos nessa jornada, juntos. Estes são imperativos éticos conectados com o propósito da Vale de melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade para todas as pessoas”, afirma Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale. Segundo ela, a websérie mostra para o público a inserção diversificada das mulheres na Vale nos mais variados cargos, profissões e funções, trazendo inspiração para que outras mulheres vejam que é possível e promissor construir uma carreira na indústria da mineração.
A Vale antecipou em cinco anos, para 2025, a meta de atingir 26% de participação feminina na força de trabalho. Em novembro, o percentual de mulheres na Vale era de 18,7%, contra 13,5% em dezembro de 2019, quando a empresa firmou a meta para mulheres dentro de uma estratégia de diversidade global. Já são cerca de 4.500 mulheres a mais na empresa. De dezembro de 2019 para cá a empresa também aumentou em 80% a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança.
Conheça os outros episódios e saiba mais sobre Mineração Por Elas
O episódio de estreia desta temporada, que foi ao ar em agosto, traz mulheres pioneiras que falam sobre os desafios que viveram ao serem as primeiras na sua área ou função. Já o segundo conta a história de três mulheres negras orgulhosas por serem exemplo para outras mulheres dentro e fora da empresa. No terceiro episódio, mulheres com deficiência mostram como tem sido trabalhar na Vale e contribuir para que os ambientes sejam cada vez mais acessíveis e inclusivos. O quarto episódio mostra histórias e vivências de empregadas da comunidade LGBTQIA+. Jovens talentos das gerações Y e Z que ajudam a construir uma Vale mais inclusiva e sustentável são as protagonistas do quinto episódio de Mineração Por Elas. Cada filme dura cerca de cinco minutos e, em formato documental e com protagonismo das personagens, apresenta o olhar de empregadas da Vale de várias regiões do Brasil e de outros países sobre a diversidade na mineração.
Mais de 200 mulheres compartilharam suas experiências de vida e se inscreveram para participar da segunda temporada do Mineração Por Elas. Por conta do limite de episódios, muitas histórias incríveis ficaram de fora, demonstrando que a mineração também é, cada vez mais, uma indústria onde mulheres podem construir carreira. Assim como na temporada de estreia, a produção vem seguindo todas as recomendações de prevenção e distanciamento social em virtude da pandemia. A websérie Mineração por Elas é realizada pela equipe de comunicação da Vale em parceria com a 4 Asas Produções.
Veja as duas temporadas completas em www.vale.com/mineracaoporelas