Automação e digitalização são o futuro da indústria de mineração. Mas a automação não é apenas sobre máquinas controladas remotamente.
Em linha com esta grande tendência para o setor de mineração, a Epirocapresenta mais uma inovação, buscando consolidar sua posição como um líder e referência para as evoluções tecnológicas no setor.
O 6th Sense (“sexto sentido”) é uma solução que conecta máquinas, sistemas e pessoas utilizando não apenas automação, mas também gerenciamento de informações e integração de sistemas. Sua principal característica é garantir foco total na conectividade, usando a interoperabilidade para liberar todo o potencial de automação para ganhos de produção e custos operacionais mais baixos.
“O 6th Sense é uma fórmula que desenvolvemos para obter soluções diferenciadas e alcançar a excelência operacional em serviços de mineração e infraestrutura”, afirma Helena Hedblom, Vice-presidente Sênior de Mineração e Infraestrutura da Epiroc. “O nome 6th Sense implica que a solução traz algo a mais e é exatamente isso que ele proporciona, uma vantagem significativa, como rastrear e responder às condições de trabalho e necessidades do equipamento em tempo real”. – complementa.
O 6th Senseabrange quatro níveis: Automação da máquina, Autonomia da máquina, Autonomia do processo e Integração do sistema.
No primeiro nível – automação da máquina – os sistemas de monitoramento fornecem fácil acesso e coleta de dados, enquanto os sistemas de controle fornecem funcionalidades operacionais, ampliando as possibilidades da máquina em uso.
Passando para o próximo nível –a “Autonomia da máquina” – é o controle remoto de uma ou várias máquinas ao mesmo tempo.
O terceiro nível – Autonomia do processo – é quando as máquinas começam a se conectar a partir de um programa de operação mais abrangente. Esta é a automação de um processo completo envolvendo diferentes equipamentos.
O nível final e mais alto – Integração do sistema – é a integração completa de processos e sistemas em toda a cadeia de valor. Isso inclui análise avançada de dados, gerenciamento de tráfego, e operações.
Um exemplo do foco da Epiroc em soluções automatizadas e melhoria de produtividade, vem da mina de Hollinger em Timmins, no Canadá. Juntamente com um de seus parceiros mais importantes na região, a NewmontGoldcorp, a Epirocimplementou a primeira perfuratriz de superfície SmartROC D65 com operação totalmente autônoma. O operador pode trabalhar remotamente e realizar outras tarefas enquanto o equipamento completa toda a perfuração planejada. Além do aumento da segurança para os operadores, essa função melhora a produtividade graças à precisãoconferida pelo Global NavigationSatellite System, que resulta em operações contínuas e menos desgaste nas ferramentas, reduzindo os custos de produção e melhorando a confiabilidade.