Na Finlândia, a Agnico Eagle Mines Limited encomendou no terceiro trimestre de 2019 a solução Epiroc Boltec E Battery para uso na mina de ouro Kittilä. Nesta mina, a empresa já vinha testando diversos outros equipamentos movidos a bateria, como parte do projeto SIMS (Sustainable Intelligent Mining Systems). O SIMS, onde a Epiroc está atuando como coordenadora, faz parte do Horizonte 2020, o mais extenso programa de pesquisa e inovação da União Européia em todos os tempos. Já estavam também em operação no escopo do projeto um Boomer E2 elétrico (desde agosto) assim como mais recentemente um caminhão Minetruck MT42 e uma carregadeira subterrânea Scooptram ST14, todos movidos à bateria.
Vários pedidos de outras empresas foram contratados nos trimestres anteriores para versões elétricas a bateria dos equipamentos para perfuração de rocha Boltec, para perfuração de face Boomer, carregadeiras subterrâneas Scooptram e caminhões Minetruck.
“Vemos um interesse muito forte do cliente por nossas novas soluções elétricas a bateria”, disse Helena Hedblom, vice-presidente sênior de mineração e infraestrutura da Epiroc. “A tecnologia agora está bem estabelecida e cada vez mais empresas de mineração estão percebendo os benefícios significativos que advêm do uso de máquinas elétricas em vez do diesel. Estamos orgulhosos de liderar o esforço da indústria de mineração em direção a um futuro sem combustíveis fósseis.”
Os benefícios incluem melhoria da saúde ocupacional e segurança do trabalho, menor custo total de operação e maior produtividade. A vantagem é especialmente significativa para operações subterrâneas, onde as empresas de mineração tradicionalmente precisam investir pesadamente em ventilação para por causa dos gases emitidos pelos motores a diesel.
“A bateria do Boomer E2 tem um desempenho muito bom e não sentimos falta de um motor a diesel”, disse Jari Kolehmainen, gerente de produção da Agnico Eagle Mines. “O feedback do operador foi positivo e estamos ansiosos para expandir nossa frota com mais equipamentos elétricos num futuro próximo. Portanto, também estamos muito entusiasmados por testar o caminhão e a carregadeira elétricos. Esses testes estão nos gerando a confiança para ser um dos primeiros a adotar essa nova e empolgante tecnologia.”
A Epiroc lançou suas primeiras máquinas elétricas a bateria em 2016. Em novembro de 2018, a empresa lançou sua nova geração composta por carregadeiras de 14 e 18 toneladas, um caminhão de 42 toneladas e uma família de perfuratrizes de médio porte, incluindo perfuração de face, perfuração de produção e reforço de rochas. A Epiroc pretende oferecer sua frota completa de equipamentos de mineração subterrânea com versões elétricas a bateria até 2025.
Fonte: Assessoria de Imprensa