A eletrificação do setor de transportes está avançando rapidamente, para todos os segmentos, e agora, com a apresentação do primeiro caminhão de mineração sem motor de combustão interna, movido exclusivamente com baterias, a eletrificação chega de vez ao setor de mineração.
Esse gigante foi apresentado pela empresa Xiangtan Electric Manufacturing Group, em parceria com a fabricante de baterias CATL. Ele tem capacidade para o transporte de até 120 toneladas de carga, com autonomia de oito horas de operação. A recarga das baterias, que são de fosfato de ferro-lítio, podem ser feitas em pouco tempo, com carregadores de alta potência.
De acordo com as empresas, o caminhão poderá rodar em minas com temperaturas entre -30ºC a 60ºC, o que permite que seja usado em praticamente qualquer lugar do mundo.
Além disso, devido à complexidade de alguns sistemas elétricos, o caminhão recebeu um tratamento especial contra poeira e água, o que reduz significativamente o número de paradas não programadas do veículo.
As empresas anunciaram ainda que o caminhão vai deixar de emitir 1.500 toneladas de CO2 por ano, em comparação com um caminhão do mesmo tamanho a diesel, e terá um custo de manutenção 20% menor, o que pode ser um atrativo para as empresas, abatendo o custo inicial de compra nos custos de manutenção.
O super caminhão de mineração totalmente elétrico vai entrar em operação no próximo mês, me uma mina na China. Não foram divulgados maiores detalhes, como a potência do modelo.