A Mineração Ibirité Ltda. (MIB) usa aparelhos cilíndricos conhecidos como decanters.
Há seis meses, a Mineração Ibirité Ltda. (MIB) usa aparelhos conhecidos como decanters, uma espécie de cilindro, que tem garantido reaproveitamento de aproximadamente 90% da água usada no processo de mineração, afirma Danilo Melin Aburjeli, diretor da empresa.
A MIB começou com um equipamento e atualmente conta com três decanters. Conforme Aburjeli, o aparelho gira em alta velocidade e, por meio da força centrífuga, separa o rejeito de minério da água. O minério, a parte mais densa, adere às paredes do tambor e é retirado por uma das extremidades por uma rosca interna. Já a água é recuperada na extremidade oposta e encaminhada para a reutilização. “A água pode ser reaproveitada, e o rejeito é empilhado”, resumiu.
A MIB estoca o rejeito a seco e não usa barragens de rejeito, ao contrário da Vale tanto em Brumadinho, na região metropolitana, como em Mariana, na região Central. Antes da tecnologia, a empresa utilizava cavas para estocar o rejeito. A MIB tem licença para produzir 1,5 milhão de toneladas de minério por ano.
Fonte: O Tempo