Mesmo com a gradativa flexibilização que já começa a ocorrer no estado Pará, e inclusive em Juruti, região oeste, a Alcoa tem reforçado os rígidos controles e prevenção em suas operações. Entre as medidas que seguem em vigor na empresa está a aplicação de quarentenas para mobilização intermunicipal de efetivo, necessária para a manutenção das operações.
Na recepção de colaboradores vindos de outras localidades, a empresa comunica de forma antecipada sobre a chegada dos viajantes às autoridades locais, para que a Vigilância Sanitária Municipal realize o acompanhamento de cada desembarque. Quem chega a Juruti e está assintomático, cumpre quarentena domiciliar de 7 dias, e para pessoas que apresentam sintomas específicos de covid-19, a quarentena é de 14 dias.
“Estamos mantendo reforçadas as medidas de controle e prevenção em nossas operações, seguindo todas as precauções recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde para enfrentamento da Covid-19. Além de manter as quarentenas, desencorajamos totalmente as viagens não-essenciais pelos colaboradores e reforçamos as orientações sobre o uso obrigatório de máscaras”, destacou o gerente-geral da Alcoa em Juruti, Genesis Costa.
A Alcoa recomenda aos seus funcionários que respeitem o isolamento social, também, fora do ambiente de trabalho, desencorajando-os a transitar entre comunidades rurais e cidades vizinhas à Juruti. Recentemente, também reforçou as orientações sobre o uso de máscara como item obrigatório e indispensável para qualquer atividade desenvolvida pelos colaboradores. A orientação se estende para os cuidados fora das operações, fazendo parte da rotina pessoal o uso de máscara, os cuidados na higienização de superfícies e o distanciamento social preventivo.
A empresa, juntamente com outras instituições, participa ativamente do Comitê Municipal de Enfrentamento à covid-19, participa das discussões para a implementação de medidas para o combate à pandemia em Juruti, e realiza doações de itens médicos e ajuda humanitária neste período emergencial.
Conheça algumas das medidas que a Alcoa mantém em suas operações:
- Distribuição massiva de máscaras e álcool em gel;
- Implantação do trabalho à distância;
- Isolamento domiciliar dos trabalhadores do “grupo de risco” (idosos, grávidas, hipertensos e doentes crônicos);
- Proibição de desembarque dos tripulantes no porto;
- Comunicação antecipada às autoridades locais sobre mobilização de colaboradores de outras localidades, garantindo cumprimento de quarentena domiciliar de 7 dias para pessoas assintomáticas e 14 dias para sintomáticas;
- Monitoramento da temperatura e dos níveis de saturação de oxigênio no sangue de colaboradores nas portarias para verificar se há febre ou dificuldade respiratória;
- Postos avançados do Serviço Médico Alcoa no Porto para isolamento de colaboradores com sintomas;
- Desinfecção diária dos ônibus, garantindo o distanciamento social no interior dos veículos;
- Higienização reforçada de ambientes na planta;
- Distanciamento social nas refeições;
- Auto-avaliação diária de condições de saúde pelo colaborador no início da jornada de trabalho e afastamento imediato se houver qualquer sintoma;
- Acompanhamento médico por telemonitoramento e atendimento domiciliar.
Fonte: G1