Para a maior produtora mundial de lítio, normas mais rigorosas de controle de poluição estão aumentando a demanda na Europa pelo metal usado em baterias de veículos elétricos, mesmo em meio à desaceleração da procura na China.
A Europa provavelmente será responsável por crescimento da demanda “acima das expectativas” devido à implementação de padrões mais rígidos de emissão de poluentes sob programa conhecido como Euro 6d, segundo o diretor financeiro da Albemarle, Scott Tozier.
“Os desafios em torno dos padrões de Euro 6d estão pressionando significativamente as fabricantes de equipamentos automotivos originais”, disse Tozier em entrevista. “Para cumpri-los, precisam usar veículos elétricos” ou híbridos-elétricos, explicou ele.
A avaliação do executivo é favorável às perspectivas para o lítio, que desabaram junto com as vendas de veículos elétricos. No atacado, as vendas de veículos com energia nova, incluindo elétricos, caíram 42% no mês passado, de acordo com a Associação de Automóveis de Passageiros da China.
As vendas de carros com motores elétricos vêm diminuindo desde julho, após cortes de subsídios.
Entre meados de 2015 e meados de 2018, o preço do lítio — metal flexível de cor branca e tom prateado que é componente fundamental das baterias recarregáveis — quase triplicou, acompanhando a expansão da frota mundial de veículos elétricos, que atingiu a marca de 5 milhões. O preço caiu quase pela metade desde o pico atingido no ano passado.
O corte de subsídios a veículos de energia nova, que entrou em vigor na China em 26 de junho, prejudica as vendas de carros eletrificados ao longo de 2019, segundo relatório publicado em 19 de novembro por Steve Man, analista da Bloomberg Intelligence.
Fonte: Money Times