Seis trabalhadores continuam desaparecidos na cidade de Zofiówka
Socorristas encontraram um segundo mineiro morto após um acidente ocorrido no sábado (23) em uma mina de carvão em Zofiówka, no sul da Polônia, outros dois foram localizados e seis seguem desaparecidos, informou neste domingo (24) a companhia mineradora JSW.
“Os socorristas transportaram o segundo mineiro encontrado (…) à base de resgate, onde o médico o declarou morto. (O corpo) do mineiro está sendo levado à superfície”, disse a JSW em um comunicado.
O corpo de outro mineiro havia sido descoberto no domingo (24) pela manhã.
“Uma vez retirado os outros dois mineiros (localizados), a equipe de resgate segue buscando os outros seis que continuam desaparecidos”, acrescentou a empresa no comunicado.
Segundo a mineradora, o tremor de sábado (23) aconteceu a 900 metros de profundidade às 03h40 (horário local) e produziu um grande escapamento de metano.
Cinquenta e dois mineiros estavam dentro da mina. 42 deles voltaram à superfície ilesos.
O acidente é o segundo nesta semana.
Cinco pessoas, incluindo um paramédico, morreram e outras sete estavam desaparecidas depois de duas explosões de metano na quarta-feira (20) na mina de Pniowek. 20 pessoas foram hospitalizadas, seis delas com queimaduras graves.
A Polônia, que depende do carvão para aproximadamente 70% de sua energia, sofreu vários acidentes em minas nos últimos anos.
Em 2021, o setor minerador empregava cerca de 80.000 pessoas no país.