Embora as mulheres constituam a maioria dos trabalhadores da linha de frente, elas permanecem sub-representadas nos espaços de tomada de decisão política em relação ao COVID-19.
Liderança feminina: Por um futuro igualitário no mundo do COVID-19
As mulheres estão na linha de frente da crise do COVID-19, como profissionais de saúde, cuidadores, inovadores, organizadores comunitários e entre os líderes nacionais mais exemplares e eficazes na luta contra a pandemia. A crise destacou a centralidade de suas contribuições e o fardo desproporcional que as mulheres carregam.
É por isso que o Dia Internacional da Mulher (IWD 2021) será realizado este ano sob o tema: “Liderança feminina: Por um futuro igualitário no mundo da COVID-19” . Este tema tem como objetivo celebrar os esforços incríveis de mulheres e meninas em todo o mundo para moldar um futuro mais igualitário e recuperação após a pandemia de COVID-19.
Também se alinha com o tema prioritário da 65ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher , “Participação plena e efetiva das mulheres na tomada de decisões na esfera pública, eliminação da violência, alcance da igualdade e empoderamento de todas as mulheres e meninas ”. O tema também se alinha com a campanha carro-chefe da Igualdade de Geração , que exige que as mulheres tenham o direito de participar dos processos de tomada de decisão em todas as áreas da vida, o que exige a igualdade de remuneração e a divisão justa das tarefas familiares e domésticas. que apela à eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas e ao estabelecimento de serviços de saúde adaptados às suas necessidades.
Além disso, o Fórum “Igualdade de Geração” , um encontro global para investir e inovar pela igualdade de gênero, terá início na Cidade do México de 29 a 31 de março e culminará em Paris em junho de 2021. Contará com a participação de líderes, visionários e ativistas em todo o mundo , com segurança em uma plataforma virtual, para impulsionar mudanças transformadoras e duradouras para as gerações vindouras.