O mercado global de minério de ferro transoceânico poderá registrar um déficit de 54 milhões de toneladas este ano e levar três anos para se equilibrar.
A SPMI elevou sua previsão de preço de referência de 2019 para US $ 90 / dmt CFR China de US $ 87 / dmt, após um aumento de US $ 126 / dmt no acumulado do ano sobre a demanda por volumes para atender às taxas operacionais de aço na China e reconstruir o estoque .
Isso ocorre após a interrupção da oferta na Austrália e no Brasil, disse a SPMI. O déficit no mercado deve-se em parte às frequentes paralisações em minas no sul do Brasil depois que uma barragem do Vale explodiu no final de janeiro.
“Aumentamos nossas expectativas de preço com o aumento das interrupções no suprimento, mas mantemos nossas estimativas de demanda de aço amplamente consistentes, dadas as incertezas da política e uma suposição de longo prazo da redução da capacidade siderúrgica na China em relação ao segundo semestre do ano”. O analista de pesquisa de metais e mineração, Maximilian Court, disse em uma apresentação feita por analistas.
“Esperamos um maior déficit de minério de ferro marítimo de 54 milhões de toneladas, ampliado de 36 milhões de toneladas, devido à interrupção maior do que o esperado nas minas de Pilbara da Rio Tinto na Austrália e uma retomada mais lenta da capacidade ociosa de concentrado chinês.”
A SPMI espera que os principais produtores de minério de ferro continuem lutando para recuperar volumes, enquanto a desaceleração da produção de aço bruto, particularmente na China, pode reduzir a demanda de minério de ferro no segundo semestre do ano, disse a SPMI.
A SPMI espera déficits no mercado de minério de ferro no mar de 29 milhões de toneladas em 2020 e 9 milhões de toneladas em 2021, com base no crescimento mais lento da demanda e nos produtores de minério de ferro que operam com capacidade superior.
Os embarques de minério de ferro da Vale sofreram distúrbios desde fevereiro, com os embarques caindo em abril e se recuperando para cargas com destino à China em maio.
As exportações da Vale na China mais do que triplicaram em maio, a partir de abril, enquanto os embarques da Vale para outros destinos foram menores, mostraram dados da SPMI Panjiva.
As exportações mais fortes de minério de ferro da Minas-Rio e da CSN Mineração da Anglo American ajudaram a compensar as quedas da Vale, com as exportações brasileiras de minério de ferro recuando 10,2% em maio, um ano antes, disse Rogers.
A Vale está vendo os preços mais fortes do minério de ferro mais do que compensando os volumes reduzidos após o acidente, e a companhia continua a fortalecer seu balanço.
A Vale enfrenta “uma incerteza significativa em relação a litígios e multas”, enquanto a empresa tem “margem de manobra material” no BBB.
Fonte: O Petróleo