O sábado (13) trouxe boas notícias para a população de Congonhas. A CSN Mineração, subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional, divulgou um projeto para implantação de uma Planta de Beneficiamento de Itabiritos com capacidade de 10 milhões de toneladas por ano. A obra promete gerar 1,3 mil empregos durante a implantação e 400 durante a operação.
O projeto ainda está em fase de licenciamento ambiental. Se aprovado, o investimento, de aproximadamente R$ 1,3 bilhão, será feito para a construção no Campo das Vertentes, em Congonhas. A planta será instalada na Mina Casa de Pedra.
Mão de obra local
A implantação durará cerca de 20 meses e gerará 1,3 mil empregos, segundo o projeto. Quando a Planta entrar em operação, cerca de 400 postos de trabalho serão criados. Segundo a CSN, será priorizada a contratação de mão de obra local, uma boa notícia para a população de Congonhas.
O Beneficiamento permitirá que os Itabiritos pobres sejam aproveitados, liberando uma grande área da mina e gerando matéria prima para produção de aço. Atualmente, o ferro para produção do metal reforçado é uma demanda mundial.
Rejeitos
Outra boa notícia é que os rejeitos do material não serão acumulados em barragens. O material que sobrar será encaminhado à um processo de filtragem, sendo, posteriormente, drenado e empilhado. A água resultante do processo será recirculada, tornando a produção sustentável.
Audiência pública
O projeto da planta de beneficiamento da CSN mineração será tema de uma audiência pública em Congonhas no dia 1º de agosto.
Você pode conferir o projeto de implantação da Planta de Beneficiamento de Itabiritos clicando aqui.
Fonte: Mais Minas