A chefe do Departamento de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Maria Adelaide Mansini Maia, reuniu-se, na quinta-feira (16/1), na capital alagoana, com as professoras Regla Toujaguez Massahud e Juciela Cristina dos Santos, do campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), para tratar de parceria entre as duas instituições na elaboração da Carta Geotécnica de Maceió.
Segundo Adelaide, a previsão é que as reuniões para discussão metodológica e contato com os órgãos locais sejam em fevereiro e o estudo fique pronto no segundo semestre de 2021. A pesquisadora explica que a elaboração de Cartas Geotécnicas é uma das metas institucionais da Divisão de Geologia Aplicada, que fornecerá aos municípios características geotécnicas dos terrenos para subsidiar futuras ações governamentais nas áreas em expansão das cidades.
“É um instrumento essencial de planejamento urbano para o uso do solo que a CPRM está elaborando para diversos municípios do país. O de agora será para Maceió, em parceria com a UFAL”, conta Adelaide. Ela destaca, ainda, que, embora o substrato da região seja formado essencialmente por um único litotipo (Formação Barreiras), existem variações internas que interferem diretamente no comportamento geotécnico dos terrenos a serem ocupados.
“Pela primeira vez, Maceió contará com uma carta geotécnica, um documento oficial e confiável sobre a resistência do solo do município para novos empreendimentos e moradias em áreas seguras, para que a infraestrutura da cidade cresça de maneira ordenada e sustentável”, avalia a professora Regla Toujaguez Massahud.
A reunião contou ainda com a participação de pesquisadores em geociências da CPRM — Pedro Augusto dos Santos Pfaltzgraff, Ivan Bispo de Oliveira Filho, Rodolfo Reis de Paula e Victor Silva Alves.
Fonte: TNH1