Em celebração aos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Superintendência Regional de Manaus (Sureg-MA) está organizando uma série de atividades para o mês de agosto. Dentre as ações, destaca-se a exposição gratuita “Geociências na Amazônia”, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de agosto, de quarta a sábado das 10h às 22h e no domingo de 12h às 22h, no Sumaúma Park Shopping, em Manaus.
A mostra apresentará à sociedade o trabalho desenvolvido pela CPRM na região amazônica ao longo desses 50 anos, como o monitoramento do nível dos rios. Os visitantes poderão conhecer os acervos de minerais e rochas da Amazônia, um mini acervo de gemas e minerais preciosos e semipreciosos, registros e ocorrências de materiais fósseis da região, além de materiais e equipamentos utilizados em trabalho e pesquisa de campo. Também farão parte da exposição a SandBox, uma “caixa de areia” com sensores e realidade aumentada que possibilita o estudo da geomorfologia de maneira inovadora.
A solenidade de comemoração aos 50 anos será realizada na Sureg-MA, no dia 8/8, onde haverá o descerramento da Placa Comemorativa e inauguração da galeria dos superintendentes. Este evento contará com a presença de Fernando Carvalho, diretor de Infraestrutura Geocientífica (DIG), Antonio Bacelar, diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), e José Leonardo Andriotti, diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), que junto aos empregados farão uma breve avaliação da empresa ao longo da história e apresentarão as expectativas para o futuro.
A partir das 13h do dia 8/8, haverá uma Sessão Especial em homenagem ao Serviço Geológico do Brasil no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, proposto pela deputada Estadual do Amazonas, Alessandra Campelo (MDB). A CPRM receberá uma condecoração pelos relevantes serviços prestados aos amazonenses. Além disso, diretores, superintendentes, coordenadores, empregados e ex-empregados receberão Diploma de Honra ao Mérito pela relevância de suas atividades para o bem da sociedade.
Já no dia 9/8 será realizado o V Integra CPRM, evento que busca promover o relacionamento interpessoal dos empregados. A atividade contemplará visita a áreas geológicas, a exemplo do Parque Ecológico na Comunidade Indígena do Tupé, com apresentação institucional das áreas de Geologia, Hidrologia e Riscos Geológicos. A expedição será finalizada com almoço no barco e passeio ao Encontro das Águas entre os Rios Negro e Solimões.
As atividades organizadas pela Superintendência abordarão a trajetória da CPRM, que há 50 anos é responsável por gerar e disseminar o conhecimento geocientífico do território brasileiro. Com uma infraestrutura operacional instalada em todo o país, o Serviço Geológico do Brasil desenvolve projetos e ações nas áreas de Geologia, Recursos Minerais, Hidrologia, Gestão Territorial e Infraestrutura Geocientífica.
Na capital amazonense, a CPRM opera e divulga o Alerta de Cheias de Manaus há 30 anos. O Sistema de Alerta Hidrológico de Manaus monitora a bacia do rio Amazonas e os níveis de água dos rios Solimões, Negro e Amazonas. Esse sistema opera com antecedência de três meses e é fundamental para que a população e os órgãos competentes possam se preparar para casos de inundações.
Fonte: CPRM