A expectativa é atingir cerca de 400 profissionais a fim de garantir segurança na volta às aulas presenciais
Com o objetivo de garantir um retorno às aulas que assegure a saúde de toda a comunidade escolar, a Nexa decidiu apoiar a testagem para Covid-19 oferecida aos servidores da rede pública de Aripuanã. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), com apoio da equipe da Vigilância Sanitária, cuja finalidade é rastrear os casos assintomáticos e sintomáticos entre os profissionais da educação. Com o início das aulas presenciais, no dia 14 de fevereiro, o município por meio do Centro de Atendimento Especializado da Covid-19 se mobiliza para o retorno das aulas com segurança.
Conforme a programação, nos dias 3 e 4 de fevereiro, das 7h às 17h, na Escola Municipal Professor Jari Edgar Zambiasi, localizada na região Central, serão realizadas testagens e a vacinação para atender os servidores da sede do município, das comunidades Milagrosa, Lontra, Morena, AR2, e demais comunidades rurais. Os voluntários do Programa Somos Todos da Nexa ajudarão no preenchimento de fichas, atendimento ao público, orientações e conversas de conscientização sobre os cuidados contra a variante ômicron, que já é predominante no território local.
No final de janeiro de 2022, os voluntários do Somos Todos se uniram à equipe de agentes de saúde, nas feiras livres da cidade, para distribuição de kits de proteção individual, compostos de álcool em gel e máscaras, que foram distribuídos aos comerciantes e público em geral. Na ocasião, os agentes de saúde aplicaram doses das vacinas da Influenza e Covid-19. Dados da Prefeitura de Aripuanã, revelam que mais de 170 pessoas foram imunizadas, sendo 115 para Covid-19 e 57 para Influenza.
De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária, Fernando Ramos de Oliveira, serão imunizados profissionais que atuam nas escolas com funções como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários. “Trata-se de uma ação preventiva que irá garantir um retorno seguro para nossos profissionais e toda a comunidade escolar. Por isso, adotamos a testagem ampliada como critério tanto para possíveis diagnósticos e como método para pensar as estratégias adicionais na volta às aulas”, avalia.
A coordenadora de Gestão Social do Projeto Aripuanã, Joselle Ferreira, afirma que a participação dos voluntários do Programa Somos Todos tem como objetivo conscientizar os profissionais da educação sobre a importância da vacinação, uso correto da máscara e reforço de protocolo de biossegurança. “A testagem periódica para o coronavírus é essencial no controle da pandemia, além disso, evita a contaminação de mais pessoas. O avanço da variante ômicron e o aumento dos casos de influenza reforçam a importância da testagem para obter um diagnóstico preciso”, finaliza.