Brilho lembra o efeito da fictícia criptonita, pedra que assombrava o personagem do Super-Homem
A mina Bon Ami fica no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. No passado, foi explorada por suas pedras preciosas e minerais valiosos, como a mica, a hialita e o quartzo. Hoje, faz parte do Emerald Village – uma atração popular nos EUA para quem deseja aprender mais sobre a história da mineração nestas montanhas – e atrai milhares de visitantes que vão atrás das suas cores vibrantes e psicodélicas.
Quem vai até o local pode optar pela visitação “Black Light Mine”, ou “Mina da Luz Ultravioleta”, realizada apenas dez vezes por ano. Nestas ocasiões, as paredes e o teto da antiga mina, que são incrustados com grandes depósitos de hialita (uma forma de opala conhecida por sua transparência), são expostos à luz ultravioleta e brilham em um verde fluorescente estonteante.
A hialita brilhante encanta os visitantes da mina Bon Ami — Foto: Emerald Village
Para muitos, o brilho lembra a criptonita, pedra que afetava os poderes do Super-Homem na famosa série de quadrinhos, afirma a Smithsonian Magazine.
No entanto, o poderoso brilho da mina tem outra explicação: a presença do elemento químico urânio, que produz esse efeito quando é exposto à luz ultravioleta. “O UV excita os elétrons acima do estado fundamental e emite fótons à medida que os elétrons fazem a transição de volta ao estado fundamental”, explica um artigo da Collectors Weekly.
Entrada da mina, que fica dentro da atração turística Emerald Village — Foto: Getty Images
O Emerald Village, onde a mina está localizada, possui atividades para todas as idades. Entre elas, estão a oportunidade de garimpar riquezas como esmeraldas e explorar um museu de mineração com espécimes minerais encontrados na região. A mina Bon Ami é uma das duas únicas minas nos Estados Unidos que são abertas ao público e oferecem passeios de luz negra. A outra fica em Franklin, Nova Jersey, no Sterling Hill Mining Museum.