Precisamos que nossa geração reconheça que não conseguiu fazer da ética e da moral os pilares da sociedade em que vivemos. Um Projeto de País deve legar às futuras gerações os valores que fundem uma nação mais justa e um povo mais feliz (Wilson Brumer) .
O que vejo hoje, é a ampla necessidade de uma visão sistêmica e holística para um Projeto de País envolvendo as cidades, os estados e o Brasil, através da liderança, comunicação, educação e amplitude das boas e instrutivas comunicações. Precisamos de bons professores, não militantes. Motivados, treinados, bem remunerados e com segurança para educar as nossas crianças e a juventude nas escolas. Na indústria de bons coaches experientes, competentes e capacitados para ensinar e treinar as pessoas.
Transmitindo valores profissionais para preparar o nosso capital humano para o trabalho produtivo, e trabalho produtivo para o nosso capital humano. O país e empresas só crescem com educação , treinamento e manutenção da competência das pessoas, o capital humano. Acredito muito na capacidade criativa do operário brasileiro. A sua limitação está no baixo nível de escolaridade pela qualidade da educação nacional, que se junta à dificuldade de atuar coletivamente.
Não sabemos ainda trabalhar em em grupo e comunicarmos bem como os japoneses por exemplo. É um problema de comportamento Isso não é atestado de incompetência. Decorre de limitação financeira, educação e ambiente, ou dificuldade de acesso às escolas e os exemplos de lideres de qualidade.
Precisamos imitar abertamente o exemplo do Japão, que se recuperou do trauma de duas bombas atômicas. Reergueram o país, são vencedores através do trabalho, determinação, disciplina e cooperação. Hoje a índia copia a Coréia e está fortíssima em TI e imbatível em sensoriamento remoto. A Coréia em 1949 estava em ruínas e hoje exporta conhecimento e progresso tecnológico. Junto com o Japão possui uma indústria automobilística muito competitiva.
Como Wilson Brumer me disse; e passei a acreditar também; é que já acostumamos sempre a dizer a palavra vocação, e criamos um modelo mental de vocação para o crescimento. Mas o certo é a palavra potencialidade, porque é isso que funciona de fato, através do capital humano, em qualquer negócio, tempo, época, ou lugar.
https://www.youtube.com/watch?v=l1mkr8-0joU
“A internet está se transformando na praça central da aldeia global do amanhã.” (Bill Gates) –
“O mercado não faz que os cientistas, comunicadores, pensadores ou mesmo os governos façam as coisas corretas. é só prestando atenção a cada um destes campos e contando com pessoas brilhantes que poderemos alcançar o progresso que tanto necessitamos.” (Bill Gates)
-“Não adianta consideramos a qualidade individual, porque produzimos coletivamente. Hoje estamos assim! Muitas empresas não enxergam isso. Essa desintegração da qualidade da comunicação desintegra a qualidade de um processo, produto ou serviço. Temos melhorando nossa comunicação, mas estamos ainda muito longe do ideal.
É hora de tratarmos da comunicação e não medirmos esforços. No século XXI, a empresa é vista e avaliada sob todos ângulos, e tem necessariamente de se comunicar e se relacionar adequadamente, pois estará integrada em relação não só ao público interno, mas aos seus stkeholders, que definem em muitas situações o rumo da empresa, a sua função operacional, saúde econômica e financeira.
Na realidade o bem estar do acionista e o seu valor sustentável, é que faz a razão dele, o acionista-otimista e investidor desejável, estar junto da empresa nos bons e mau momentos. Os consumidores se tornam a razão de uma empresa existir. Produzir com qualidade e competitividade, é ético e estratégico. Tudo isso forma um sistema para a governança corporativa conduzir, gerenciar, planejar e se comunicar com o mercado e mídia (Rowan Araújo)
–