A VALE S.A. (“Vale” ou “Companhia”) divulga ao mercado o relatório final (“Relatório”) do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Segurança de Barragens (“CIAE-SB”), que encerrou suas atividades em maio de 2021.
Anunciado em 15 fevereiro de 2019, o CIAE-SB foi constituído pelo Conselho de Administração da Companhia, sob a coordenação do Professor Flavio Miguez Mello, referência em engenharia de barragens e com mais de 50 anos de experiência profissional. Atuaram em conjunto com o Sr. Mello, os especialistas em geotecnia Sr. Willy Lacerda e Sr. Pedro Repetto.
O CIAE-SB se dedicou, durante aproximadamente seus dois anos de atuação, ao diagnóstico das condições de segurança, gestão e mitigação de riscos relacionados às barragens da Vale, bem como recomendou medidas a serem tomadas para reforçar as condições de segurança das mesmas. Para acessar o Relatório do CIAE-SB, clique aqui.
O relatório final do CIAE-SB apresentou um resumo com as 380 recomendações que foram geradas durante o período, compreendido por visitas e análises técnicas realizadas para as principais barragens e instalações de disposição de rejeitos da Vale em território nacional. As recomendações e observações produzidas pelo CIAE-SB tiveram como objetivo principal assessorar o Conselho de Administração da Vale, bem como as equipes de geotecnia e projetos da Vale rumo ao aperfeiçoamento de suas práticas em segurança e gestão de risco. O Comitê também destacou o progresso realizado pela companhia nos últimos dois anos em suas práticas e políticas de controle e gestão de barragens. Das 380 recomendações do CIAE-SB, 265 já foram adotadas pela Vale.
Com a emissão do relatório final, o CIAE-SB no formato atual será descontinuado e os membros do comitê passarão a fazer parte de um dos Independent Tailings Review Board (ITRB), atuando como revisores externos às três linhas de defesa usadas no modelo de gestão de riscos da Vale, alinhado às melhores práticas internacionais e ao Global Industry Standard on Tailings Management (GISTM).
Fonte: Vale S.A.