Pelo menos 38 pessoas morreram após o desmoronamento de uma mina de ouro no estado de Kordofan Ocidental, no sul do Sudão, anunciou uma companhia governamental em um comunicado nesta terça-feira.
“O gerente-geral da Sudanese Mineral Resources Company Limited expressa condolência pelo falecimento de 38 mineiros que morreram como resultado do colapso da mina Umm Draisaya”, diz o comunicado.
A mina de ouro em colapso fica perto da cidade de El Nuhud no estado de Kordofan Ocidental, cerca de 500 km a oeste da capital do Sudão, Cartum.
O governo do estado de Kordofan Ocidental e o comitê de segurança estadual emitiram anteriormente uma decisão de fechar a mina, citando que não era adequada para mineração, de acordo com a empresa.
No entanto, os mineiros se infiltraram e voltaram a trabalhar na mina, apesar da decisão.
Cerca de 2 milhões de empregados estão trabalhando na indústria de mineração tradicional em todo o Sudão, incluindo os estados do Mar Vermelho, Nahr al-Neel, Kordofan do Sul, Kordofan Ocidental e Norte.
De acordo com estatísticas oficiais, a mineração tradicional contribui com cerca de 75% da produção total de ouro no Sudão, que excede 93 toneladas por ano.