Catalão, 3 de fevereiro de 2020 – A CMOC entregou, na última sexta-feira (31), dois equipamentos de processamento industrial para a Universidade Federal de Catalão (UFCat). A empresa enxerga esta doação como uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento do meio acadêmico regional, por meio do fomento curricular e também da capacitação da mão de obra. As máquinas serão utilizadas em aulas práticas, beneficiando cerca de 500 alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Minas – futuros candidatos a inúmeras funções na companhia.
O Britador de Mandíbulas em escala piloto e a Célula de Flotação de Bancada foram usados pela CMOC nos últimos 10 anos e estão em perfeito estado de conservação. No entanto, não apresentavam mais o desempenho necessário para suprir o volume de produção, e foram substituídos por novos.
“Os dois equipamentos são essenciais para operação de beneficiamento de minérios – o Britador de Mandíbulas, na redução da matéria-prima em fragmentos menores; e a Célula de Flotação de Bancada, responsável pelo processo de concentração de caráter físico-químico, que tem por finalidade a adição de bolhas de ar no meio para que elementos que estão suspensos ao líquido juntem-se às bolhas, formando dessa maneira uma espuma concentrada. Um atua no início da cadeia de mineração e o outro no final”, explica Wanderson Borges Júnior, coordenador do Laboratório Metalúrgico da CMOC.
De acordo com ele, os equipamentos serão ótimas ferramentas para as aulas práticas sobre mineração da universidade. “Os alunos poderão colocar em prática o que só foi visto na teoria, agregando conhecimentos, ou seja, compreendendo e praticando. Irão viver situações que nem sempre estão descritas nos livros e desenvolverão raciocínio rápido, aumentando ainda mais seu repertório de recursos”.
Com valor estimado em R$ 7 mil, os equipamentos foram retirados da CMOC e serão alocados em laboratório das Engenharias, no campus da Federal da cidade.
O diretor pro tempore da Unidade Acadêmica de Engenharia da UFCat, Antover Panazzolo Sarmento, destaca que a doação é bem-vinda e que a instituição realizará adaptações para receber às máquinas. “Prepararemos o local, as tomadas necessárias e a instalação de ar comprimido (para a flotação). Tão logo, esperamos poder utilizá-los em nossas aulas práticas”.
Ele explica que os 250 alunos de Engenharia de Minas utilizarão ambos os equipamentos em aulas práticas; os outros 250 alunos, de Engenharia Civil, poderão ver como funciona o processo de britagem, preparar amostras para utilização em pesquisas e em aulas práticas de materiais de construção.
“A junção de aulas práticas às teóricas é primordial para a formação consistente do estudante, pois oferece conhecimento na prática e favorece melhor assimilação do conteúdo e suas aplicabilidades”, afirma Antover.
Sobre a CMOC
A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4,6 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país.
Fonte: Assessoria de Imprensa