quinta-feira, 9 de maio de 2024
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    China recebe mais minério de ferro do Brasil

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    Enquanto o minério de ferro foi abalado pela nova escalada da guerra comercial EUA-China, também há sinais de que a crise no fornecimento, que elevou os preços ao patamar mais alto em cinco anos, está diminuindo.

    Os futuros de minério de ferro na Dalian Commodity Exchange (DCE) caíram pelo limite de câmbio de 6% durante o comércio de segunda-feira, depois que o yuan da China caiu para mais de sete para o dólar americano, o mais fraco em mais de uma década.

    Os Estados Unidos reagiram ao enfraquecimento do yuan ao rotular a China como um manipulador de moedas, um movimento que deve estimular as tensões comerciais já inflamadas.

    O minério de ferro da DCE encerrou segunda-feira a 709 yuans (US $ 100,71) a tonelada, seu fechamento mais fraco em um mês, enquanto as cargas spot de 62% de minério de ferro para entrega na China, avaliadas pela Argus, terminaram em US $ 99,80, a mais macia. desde 6 de junho.

    O preço spot ainda está 32,2% acima do nível de 24 de janeiro, um dia antes de uma barragem de rejeitos desmoronar em uma mina operada pela brasileira Vale e deixar mais de 200 mortos e dezenas ainda desaparecidos.

    Esse desastre resultou no fechamento de várias operações da Vale para verificações de segurança, cortando os embarques do segundo maior exportador mundial do ingrediente siderúrgico.

    Mas há sinais de que as exportações brasileiras estão começando a se recuperar, com a China, maior compradora do mundo, importando mais do país sul-americano em julho desde março.

    A China importou 17,7 milhões de toneladas do Brasil em julho, de acordo com dados de rastreamento de embarcações e portos compilados pelo Refinitiv, mais que o dobro dos 7,7 milhões registrados em junho, e quase correspondendo aos 18,2 milhões capturados em março.

    Também é provável que as importações chinesas de minério brasileiro continuem a subir em agosto, já que as exportações brasileiras de julho subiram 16,6% em relação ao mês anterior, para 34,3 milhões de toneladas, segundo dados oficiais divulgados em 1º de agosto.

    O melhor desempenho do Brasil ocorre quando a Vale foi autorizada em junho a reiniciar as operações em sua mina de Brucutu, que tem capacidade de 30 milhões de toneladas por ano.

    As importações totais da China também foram fortes em julho, chegando a 87,8 milhões de toneladas, acima dos 76,8 milhões em junho e o mês mais forte desde março.

    As importações da China no período de abril a junho não foram afetadas apenas pela redução dos embarques do Brasil, no entanto, como um ciclone tropical no final de março desativou minas e portos no noroeste da Austrália, a principal área produtora no maior exportador do mundo.

    O que os números de rastreamento de embarcações mostram é que a oferta está voltando ao normal e, portanto, os preços premium devem começar a sair do mercado.

    Outro fator que vale a pena considerar é o nível dos estoques de portos da China, que subiram pela terceira semana na semana até 2 de agosto, chegando a 121 milhões de toneladas, segundo a consultoria Steelhome.

    Enquanto isso ainda está bem abaixo do pico de 2019 de 148,9 milhões de toneladas, alcançado no início de abril, os estoques inverteram a tendência de baixa nos últimos três meses.

    No geral, o mercado de minério de ferro está experimentando uma recuperação na oferta e nos estoques, e a demanda chinesa até agora está perdendo.

    O principal risco agora é que a disputa comercial entre as duas principais economias do mundo comece a prejudicar mais o crescimento global, levando a uma desaceleração prolongada na indústria.

    Enquanto Pequim tem um histórico bastante bom em estimular sua economia longe de problemas, sempre há dúvidas sobre quanto mais infraestrutura e construção podem ser financiadas para sustentar indústrias pesadas como o aço.

    Vale notar que o minério de ferro caiu 20,3% em relação ao pico de US $ 125,20 a tonelada de agosto, enquanto os futuros de vergalhão de aço diminuíram apenas 8% desde o pico de 4.108 iuanes em 1º de julho.

    Isso significa que as margens da siderúrgica chinesa provavelmente estão melhorando, e a desvalorização do yuan não é grande o suficiente para compensar o preço mais fraco do minério de ferro.

    Isso pode dar algum apoio ao minério de ferro, mas provavelmente não o suficiente para evitar que os preços caiam mais perto dos US $ 75 a tonelada vistos pouco antes do desastre da barragem do Vale, com o risco de mais debilidade se a guerra comercial EUA-China se intensificar ainda mais.

    Fonte: O Petróleo

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