Complexo de mineração e metalurgia da CBMM, em Araxá (MG); empresa é a maior produtora de nióbio do mundo — Foto: Divulgação/CBMM
Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) informou que a ação é preventiva e não é necessário qualquer deslocamento de colaboradores da empresa ou de moradores.
A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) vai realizar nesta terça (25) e quarta-feira (26) o acionamento das sirenes instaladas em Araxá. A ação faz parte dos testes periódicos realizados a cada três meses.
Segundo a empresa, a checagem do sistema de alerta sonoro é preventiva e, portanto, não é necessário qualquer deslocamento de colaboradores da companhia ou de moradores.
Ao todo, são sete sirenes instaladas no município, com capacidade de promover alerta de emergência de forma rápida e eficaz na área denominada Zona de Autossalvamento (ZAS). O plano de ação de emergência para barragens da empresa, prevê que, no caso de uma eventual situação que exista o risco de ruptura, as sirenes sejam ativadas para alertar a população potencialmente afetada.
Situação das barragens
A empresa informou que as barragens estão com condições estáveis e com fatores de segurança “acima dos recomendados pelas normas técnicas”, além de contar uma equipe especializada, que cuida da segurança de todas as fases da vida útil das estruturas.
A CBMM ainda diz que “as barragens passam por verificações técnicas periódicas, monitoramento em tempo integral, 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, e manutenções constantes, visando garantir o desempenho esperado e as condições de segurança”.
Fonte: G1