A Caterpillar alcançou a marca de quinhentos caminhões autônomos em operação em todo o mundo. A fabricante, que investe há mais de duas décadas nesse tipo de tecnologia, produziu seus primeiros protótipos de veículos sem operadores para a mineração de 1994 a 1995, quando os modelos Cat 777C transportaram mais de 5 mil cargas de produção por 4,2 quilômetros em pedreira de calcário no Texas, Estados Unidos.
De acordo com a companhia a conquista é relevante não somente para o setor de mineração, “mas também para nossa ampla base de clientes, à medida que ampliamos a autonomia em linhas de produtos de pedreiras, agregados e indústrias de construção com ofertas competitivas”.
Presente em minas autônomas que operam em três continentes de forma ininterrupta, a Caterpillar afirmou que no fim de 2021 mais de 4 bilhões de toneladas haviam sido transportadas por 145 milhões de quilômetros, ou cerca de 2,5 vezes a circunferência da Terra, de forma autônoma. Segundo a fabricante, caminhões sem operadores são mais seguros e têm um desempenho até 30% melhor do que aqueles com operadores.21