As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York aprofundam as perdas neste começo de semana, reflexo de uma piora no sentimento das empresas da Alemanha em junho – Índice Ifo. Desse modo, predomina uma razoável insegurança no cenário internacional, intensificada também através de atitudes do governo chinês sobre empresas no setor de tecnologia e educação. Às 7h24, na Europa, a bolsa de Londres caía 0,26%, a de Paris recuava 0,28% e a de Frankfurt cedia 0,44%.
Em paralelo, no mercado futuro estadunidense, o Dow Jones caía 0,31%, o S&P 500 recuava 0,20% e o Nasdaq tinha baixa de 0,10%. Por fim, do outro lado do globo, as bolsas da Ásia encerraram o dia de hoje em baixa generalizada. Na China continental, o índice Xangai Composto recuou 2,3% e o menos abrangente Shenzhen Composto também caiu 2,3%. Em Hong Kong, o Hang Seng teve baixa de 4,1%. Em outras partes da Ásia, o Kospi registrou queda de 0,9% em Seul.
O Nikkei, por outro lado, subiu 1,0% no Japão. A bolsa japonesa reabriu hoje após ter ficado dois pregões fechada devido a um feriado no país. Na Oceania, a bolsa da Austrália fechou estável. |